A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), segue realizando as visitas domiciliares às famílias inscritas no Programa Bolsa Família, que estão com o benefício bloqueado.
Nesta segunda-feira (6), as equipes visitaram os beneficiários residentes nas áreas de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da localidade de Vila de Abrantes e de Arembepe, na costa; além dos bairros Gleba E, Santo Antônio, Nova Aliança, Renascer e Tancredo Neves (Phoc I, II e III), na sede.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, fez um balanço positivo da ação. “Tivemos um número de bloqueios considerável, por parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do governo federal, em nosso município. Então, reforçamos as equipes de visitadores, e organizamos os mutirões para dar celeridade ao processo, pois temos compromisso com os nossos munícipes. Estamos trabalhando todos os dias, até nos fins de semana, para ajudar a população na parte que nos compete, que é passar as informações para o sistema”, falou.
A ação é feita pela Coordenadoria do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e acontece há pouco mais de um mês. A coordenadora Iracema Bernardo fez um balanço da quantidade de visitas já efetuadas. “Desde o início, já alcançamos quase 50% do total de visitas que precisam ser feitas. Lembrando que as equipes saem com os roteiros, porém nem todos os beneficiários são encontrados, às vezes, o endereço mudou, não conseguimos falar por telefone, enfim. Mas esses beneficiários podem nos procurar, porque precisamos apurar a veracidade das informações prestadas e repassar para o MDS, a fim de garantir que os critérios, para a inclusão e manutenção do cadastro, sejam cumpridos”, concluiu.
Além das visitas realizadas durante a semana, em diversas localidades do município, a ação acontece, em formato de mutirão, aos sábados. Até o momento, já contemplou os beneficiários que residem nas áreas de abrangência dos Cras do bairro Burissatuba, em 4 de maio; no Nova Vitória e no Verdes Horizontes, dias 20 e 27 de abril, respectivamente.
Foto: Arquivo