Imagine um espaço educativo que, de modo integrado, reúna programas e serviços que proporcionem ao cidadão de Camaçari uma maior qualidade de vida. Esse é o objetivo da Vila Sustentável, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), que pretende levar informações sobre educação ambiental e consciência sustentável às comunidades com rapidez e eficiência. O lançamento do projeto acontece ainda esse mês, no dia 26/02, às 18h, através dos perfis da pasta nas redes sociais no Facebook e Instagram.
De cunho itinerante e com a estrutura em estandes, a primeira edição da Vila Sustentável acontece no mês de março na Praça Ecológica do bairro Novo Horizonte, localizado na sede. O programa de educação ambiental feito pela Sedur foi interrompido com a pandemia da Covid-19 e a secretaria decidiu retomar com o objetivo de concluir o trabalho já iniciado em algumas comunidades.
O projeto acontecerá de março a dezembro, uma vez ao mês. Recebem a atividade cinco bairros da sede e cinco comunidades na costa camaçariense. Segundo a pasta, a escolha dos locais será conforme a identificação de locais em que haja a maior necessidade de se trabalhar a consciência ambiental.
Projetos da Sedur como Camaçari + Verde, Educação Ambiental sobre os Rios, Casa Amiga dos Rios, Restauração de Nascentes, IPTU Verde e Projeto IGI já têm presença garantida, com cooperação das superintendências e coordenações da pasta. Demais programas e projetos estão sendo discutidos e definidos, bem como a participação de parceiros de organizações da iniciativa privada. A Sedur ainda se articula com associações de moradores de cada localidade, a fim de formalizar parceria.
Dentro da Vila Sustentável a secretaria seguirá todos os protocolos sanitários em função da pandemia da Covid-19. O uso de máscaras será obrigatório, disponibilizará álcool em gel ao público visitante, respeitando o distanciamento social. “Você que é cidadão, seja jovem, mãe, pai, vendo que a Vila está chegando ao seu bairro, vá visitar os nossos estandes. Vá entender como você cada cidadão pode vivenciar a sustentabilidade no seu dia a dia, dentro de sua casa. Lá a pessoa terá acesso a iniciativas simples que poderão proteger o nosso meio ambiente e promover uma melhor qualidade de vida”, pontuou a gestora da pasta, Andréa Montenegro.