Vila da Cultura conta com programação variada

0
Compartilhe:

Com opções de entretenimento para diferentes idades, o palco da Vila da Cultura, no Espaço Camaçari 2000, reúne 19 atrações artísticas nos quatro dias do Camaforró 2023, que inicia nesta quarta-feira (21/6) e segue até sábado (24/6). A partir de quinta-feira (22/6), o local também contará com o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas, com a participação de nove grupos.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, destacou que os artistas foram contratados através do edital de credenciamento Cidade Cultural. “Estou feliz por valorizarmos a tradição nordestina, trazendo este ano, o tema Por uma Cultura Inclusiva e Plural. A ideia é abraçar todas as pessoas, ser um local para as famílias e que respeita a diversidade”, afirmou.

A abertura da vila foi marcada pela apresentação do grupo Pé de Lata, que animou o público infantil. A pequena Manuela Ribeiro, 4 anos, foi uma das crianças que se divertiu com a atração. “É a primeira vez que venho para a Vila da Cultura e achei maravilhoso ter uma opção para os pequenos, achei fantástico! Ainda mais com todo esse espaço que valoriza as nossas raízes”, destacou Thais Ribeiro, mãe de Manuela.

Outra atração do espaço nesta quarta-feira é o Bando Padim Vô, que, com orgulho, resgata a tradição da cultura junina. “Trazemos o autêntico forró, na gênesis do ritmo. O nosso repertório resgata canções que originaram o gênero, como músicas de Luiz Gonzaga e de Jackson do Pandeiro”, ressaltou Enoque Noberto, vocalista do grupo.

Também se apresentaram no primeiro dia da vila, a Companhia Canjica Mole, o cantor Edy Xote, e as bandas Os Baianos do Forró e Lance Nordestino. O espaço conta, entre tantos ambientes, com uma exposição fotográfica, que dá visibilidade a grupos culturais da cidade; e o Armazém Colaborativo, um local para microempreendedores individuais darem destaque a produtos confeccionados coletivamente.

Uma das pessoas que aproveitou o período para empreender, foi Jaciara Menezes, que, representando a Associação Mãe da Terra, de Monte Gordo, comercializa licores e amendoim na festa. “É a primeira vez que venho vender produtos no Camaforró e a expectativa é boa. Estou gostando e a estrutura está bonita. Nota 10!”, classificou.

Quem for ao festejo também conta com o Cantinho do Cordel, local que dá ênfase ao gênero literário, com repentistas, oficinas e brincadeiras infantis. Na Casa da Olaria é possível conhecer mais sobre a arte do barro; e no espaço Diversidade e Cidadania acontecem encontros e rodas de conversa, com o intuito de reunir pessoas, possibilitando a interação de variadas etnias, religiões, culturas, idiomas, identidades de gênero, classe social, níveis de educação, ritmo de aprendizagem, pontos de vista e habilidades únicas.

Orquestra Caraípa

Além da Vila da Cultura, a Secretaria da Cultura (Secult) trouxe uma atração especial para o Camaforró 2023. Regida pelo maestro Saullo Guilhermo, a Orquestra Caraípa apresentou no palco principal da festa, o concerto Sinfonias Nordestinas. Após emocionar, na última semana, o público no Teatro Cidade do Saber, o show encantou os espectadores que foram ao festejo junino no Espaço Camaçari 2000.

O trompetista do grupo, Gildemar Silva contou da emoção de, pela primeira vez, se apresentar em um novo espaço. “Estou muito feliz. É uma experiência nova, se comparada às apresentações em locais fechados, como o teatro. A sensação é a melhor possível”, afirmou o músico.

A montagem mesclou peças tradicionais e obras consagradas do Nordeste brasileiro. Entre as canções, esteve Anunciação e Morena Tropicana, de Alceu Valença; Qui Nem Jiló, Vida de Viajante e Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga; e Esperando Na Janela, composição de Targino Gondim, Raimundinho do Acordeon e Manuca Almeida.

Confira a programação da Vila da Cultura para os próximos dias:

22 de junho | quinta-feira
18h – Mestre Pelé
19h – Bule-Bule
19h40 – Festival de Quadrilhas Juninas: Pé de Moleque
20h10 – Festival de Quadrilhas Juninas: Coisinha Miúda
20h30 – Festival de Quadrilhas Juninas: Flor de Lis
20h40 – Bom de Pisada
21h30 – Companhia Canjica Mole
21h40 – Nadja Meirelles
22h30 – Companhia Canjica Mole
22h45 – Danilo Oliveira O Moreninho
23h30 – Forró Seu Migué

23 de junho | sexta-feira
18h – Pé de Lata
19h – Festival de Quadrilhas Juninas: Arraiá Santo Antônio
19h50 – Festival de Quadrilhas Juninas: Pode Misturar
20h30 – Festival de Quadrilhas Juninas: Vem Que Tem
20h50 – Festival de Quadrilhas Juninas: Unidos Venceremos
21h30 – Matheuzinho do Acordeon
22h30 – Zé da Galera
23h20 – Igor Jean O Príncipe do Arrocha

24 de junho | sábado
18h – Arthur Luz
19h – Festival de Quadrilhas Juninas: Junina São Sebastião
20h – Festival de Quadrilhas Juninas: Fogueira Santa
21h30 – Dai A Diferentona
22h30 – Inaldo do Forró
23h30 – Zé Costa

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui