Vereadores atendem grupo de professores de Camaçari após sessão desta quinta-feira (20/04)

0
Compartilhe:

Após encerrar a 12º Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (20/04), os vereadores reuniram-se com um grupo formado por professores da Rede Municipal de Ensino de Camaçari, que fizeram uma manifestação no plenário da Câmara Municipal. A categoria, que está em campanha salarial, buscou apoio da Casa Legislativa para que seja aberta uma mesa de discussão com o Poder Executivo.

O presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União), estava em agenda externa, mas retornou para a Casa, com o objetivo de ouvir as reivindicações dos educadores, junto com os outros parlamentares que atendiam a categoria. “Essa pauta é de governo, é uma discussão que tem que ser ampla e os vereadores estão sempre à disposição . Eu reafirmo o que sempre digo, que aqui é a Casa do Povo, e vamos nos debruçar sobre isso”, afirmou.

O presidente também se comprometeu a entrar em contato com o Poder Executivo, através da Secretaria de Educação, para saber como está essa questão. “Essa é uma prerrogativa do vereador, fazer a fiscalização. Mas é importante lembrar que as propostas vêm do Executivo para a Câmara. Estaremos do lado do professor, como sempre estivemos. Eu e todos os vereadores queremos manter a mesa de negociação aberta, mas temos um limite de atuação, já que isso também depende das condições da gestão municipal. Tem o que a gente quer e tem o que a gente pode. O nosso desejo é que o professor seja valorizado”, ressaltou.

O vice-presidente da Câmara, vereador Niltinho (PSDB), presidia a sessão no momento em que os professores entraram no plenário em manifestação. Na oportunidade, falou da importância de respeitar o Regimento Interno da Casa. “Dei a sugestão de uma comissão de educadores ser atendida por uma comissão de vereadores na sala de reuniões, mas eles não aceitaram, queriam fazer uso da tribuna, o que não é permitido. Por conta disso, decidi suspender a sessão para garantir a fala do grupo no formato que eles solicitaram”, explicou.

A presidente Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), Sara Santiago, agradeceu à Casa pela oportunidade de fala e disse que a principal reivindicação é o reajuste linear. “A categoria precisa desse momento de conexão com os vereadores, precisamos ouvir dos parlamentares o compromisso do projeto de Lei, que vai vir da Prefeitura para essa Casa. É daqui que vai sair o resultado favorável, é por isso que buscamos a Casa do Povo, porque aqui é o nosso lugar. Eu tenho certeza absoluta que os vereadores não querem que os professores passem mais um ano sem reajuste linear. E o querer tem que ser colocado em ação”, exaltou.

Para o vereador Tagner (PT), a Câmara Municipal é a caixa de ressonância da comunidade e que, por isso, é importante as classes buscarem a Casa. “Vocês acertaram ao procurar os vereadores. Essa decisão do reajuste não passa mais só pela mão da secretária de Educação, passa exclusivamente pela mão e a decisão do prefeito. O encaminhamento desta manhã é uma reunião, é a abertura de uma mesa com os vereadores, com o chefe do Executivo e com os professores”, salientou.

O vereador Dentinho do Sindicato (PT), destacou que o bem maior do município são os servidores, e que a Casa é um poder do município que tem autonomia para ajudar a categoria. “Precisamos achar uma saída para esses pais e mães de família, que estão com seus salários achatados há sete anos. Todo trabalhador tem direito a seu reajuste anual. E quero parabenizar a presidência desta Casa pela atitude de ouvir a categoria e se comprometer a marcar uma agenda com o prefeito do município”, disse.

Estavam ainda na reunião com os professores os vereadores Deni de Isqueiro (União), Manoel Jacaré (PSDB), Manoel Filho (PDT), Mar de Areias (União), Vavau (PSB), Gilvan Souza (PSDB) e Dudu do Povo (Cidadania).

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui