Com o tema “Verão Legal é Verão sem Queimadas”, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Camaçari realizou uma palestra no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Camaçari, na manhã desta terça-feira (19/12). O evento tratou sobre combate e prevenção a incêndios em vegetação, abordando legislação, causas, consequências, medidas preventivas, além de dados em níveis municipais e nacionais.
O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, atuou como palestrante. Na oportunidade, ele destacou que o tema está afetando o meio ambiente em todo o país e apontou alguns dados de Camaçari. “Esse ano, tivemos um aumento expressivo de incêndios florestais. Por exemplo: em 2022, tivemos 17 e, agora, em 2023 estamos passando de 80. Então, além da alta temperatura e do aquecimento, que o planeta está passando, as queimadas trazem diversos danos tanto para a flora quanto para a fauna e também contribui com a poluição. Sem contar a questão da saúde para as pessoas que têm problemas respiratórios. Isso tudo traz consequências graves para a humanidade”, pontuou.
Durante a explanação foram esclarecidas algumas questões, como o conceito do que é um incêndio florestal, que é um fogo sem controle em qualquer tipo de vegetação, além das leis federais de Crimes Ambientais número (n.°) 9.605/98, e de Proteção da Vegetação Nativa, n.° 12.651/12. Também foram passadas informações sobre as principais causas das queimadas, como a queima de lixo e o uso de fogos de artifício, e ainda foram citadas medidas de prevenção, como fazer aceiros ou barreiras verdes e o respeito às leis.
Impressionado com os números apresentados, o presidente do Conselho Municipal do Turismo (ComTur), Patrício Oliveira, falou ao público presente. “A gente, que está de fora, não imagina o perigo que corremos à nossa volta. Gostaria de dizer que, nós do conselho, vamos fazer essa campanha juntos e buscar apoio das empresas. Porque não adianta fazer turismo em um lugar que não se preserva a natureza”.
Ainda participaram do evento representantes de instituições, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além de funcionários das empresas Cetrel e Tronox. Ao final, foram reforçados os números usados para atender aos chamados: pela Defesa Civil, são 199 e (71) 3622-7799, e pelos Bombeiros, 193.
Foto: Jean Victor