A baleia jubarte, encalhada desde o último sábado (8/7), no banco de areia perto do município de São Francisco do Conde, segue sem sair do local. Ambientalistas do Instituto Baleia Jubarte informaram que o animal encontra-se vivo, até o momento.
Os técnicos ainda não encontraram uma maneira para ajudar na retirada do animal, e segundo os especialistas a baleia aparenta má nutrição, e está com algumas vértebras à mostra, o que termina comprometendo o estado de saúde dela.
A baleia encalhou pela primeira vez no dia 8 de julho. Desde então diversos desencalhes e tentativas de desencalhes foram executados por especialistas e por moradores da região.
Segundo Gustavo Rodamilans, veterinário e coordenador do Projeto Baleia Jubarte, o animal estava com uma luxação ou fratura em uma das nadadeiras, o que dificultou o retorno dela para o mar.
Ainda segundo o coordenador, na sexta-feira (14) foram feitas três tentativas de reboque do animal, mas ele se desvencilhou da fita em todas elas. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Marinha do Brasil acompanharam a tentativa de desencalhe.