A disputa por uma vaga num hospital de referência estadual continua cada vez pior para os pacientes que se encontram internados nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) de Camaçari.
Atualmente, 37 estão internados nos postos de urgência e emergência esperando pela Regulação do Estado da Bahia. Há entre eles, caso que aguarda uma vaga há 65 dias.
A falta de vagas nos hospitais estaduais tem provocado grandes problemas no funcionamento das UPAs e PAs da cidade.
“O paciente, por lei, deve ficar até 24h internado até ser transferido para um hospital de referência do Estado. Mas, isso nunca ocorreu. Hoje, temos pacientes aguardando uma vaga há 10, 15, 65 dias, o que lota as UPAs e PAs e impede que novos pacientes sejam internados devido aos leitos estarem ocupados.
O que falta não são vagas nas UPAs e PAs da cidade, mas sim, vagas nos hospitais estaduais para receber esses pacientes”, explicou Luiz Duplat, subsecretário da Saúde de Camaçari. Veja a relação de pacientes internados em Camaçari aguardando uma vaga no Estado:- UPA Gleba A/Gravatá: 21 pacientes aguardam regulação, sendo cinco em sala vermelha necessitando de UTI.- UPA Arembepe: seis pacientes esperam a regulação, sendo dois em sala vermelha precisando de UTI.- PA Dr. Artur Sampaio, em Vila de Abrantes: três pacientes precisam de regulação.- PA Monte Gordo: três pacientes aguardam a regulação.- UPA Pediátrica: quatro crianças necessitam de regulação.