A titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira, acompanhada da primeira-dama de Camaçari, Ivana Paula, participou na tarde desta sexta-feira (27/8) da inauguração do Complexo de Escuta Protegida, no município de Vitória da Conquista, na região do sudoeste baiano.O espaço foi desenvolvido com apoio do UNICEF e da Childhood Brasil.
A iniciativa visa criar um ambiente seguro e humanizado, com profissionais capacitados para a escuta especializada e os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de diferentes formas de violência.
A secretária da Sedes destacou a importância da implementação do equipamento, a contribuição para a proteção do público-alvo e ressaltou o ganho no que diz respeito a troca de experiência enquanto gestora da pasta do social. “É preciso estar atento aos gritos de socorro em silêncio de nossas crianças. Não é apenas uma inauguração, é ver in loco, as dinâmicas, a estrutura, e experiências exitosas para levar o melhor para a nossa cidade”, disse.
Em seu discurso, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lembrou da violência sexual que sofreu quando era criança e destacou a relevância da criação de espaços como o complexo inaugurado, para ouvir, identificar e dar suporte às vítimas. “Essa cidade está dando início a um grande trabalho no Brasil, pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes”, falou.Também participaram da inauguração, o ministro da Cidadania, João Roma, além de autoridades locais e representantes do UNICEF e da Childhood Brasil.