Para garantir a segurança e a mobilidade urbana durante a passagem do Fogo Simbólico do 2 de Julho, evento que acontece no dia 30 de junho (domingo), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), pelo segundo ano consecutivo, fará bloqueios parciais nas vias. A medida visa minimizar os impactos causados pelo extenso percurso, que inclui diversas transversais, sem comprometer a segurança dos atletas e a mobilidade urbana na sede do município.
A operação contará com a participação de 32 agentes da autarquia, que atuarão com suporte de 15 viaturas, incluindo veículos de quatro e duas rodas. Além disso, materiais de sinalização estarão estrategicamente posicionados ao longo do percurso para orientar e bloquear as vias conforme necessário.
Trazida de Dias d’Ávila, após passar por Mata de São João, o percurso terá início na Via Frontal, no Polo Industrial de Camaçari, seguindo para a Rodovia BA-093, que liga a Simões Filho, e depois para a Rodovia BA-512, em Monte Gordo. A tocha passará pelos bairros Santo Antônio e São Vicente, pela Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), Praça Abrantes, Rua Adelina de Sá, Centro Comercial, Praça Desembargador Montenegro, Rua Eixo Urbano Central, Rua do Alecrim, Avenida Luís Eduardo Magalhães, e Rua Francisco Drumond.
A comemoração culminará no Paço Municipal da Prefeitura de Camaçari, que envolverá cultura, educação e esporte, com ampla programação contando com participação de grupos culturais, ato cívico solene, bem como envolvimento de atletas e estudantes, proporcionando um momento de civismo, celebração e união para a comunidade.
Em seguida, o roteiro segue pela Rua do Contorno do Centro Administrativo, Avenida Jorge Amado, Via Parafuso (BA-535), Estrada da Cascalheira (BA-531), Cajazeira de Abrantes, Estrada do Coco (BA-099), finalizando próximo às margens do Rio Joanes, no limite com Lauro de Freitas. No dia 1º de julho, se fundirá ao fogo simbólico vindo de Cachoeira, no município de Simões Filho, integrando o percurso tradicional até chegar a Salvador.
O evento histórico, que este ano traz como temática “O Caboclo é nosso, é de Camaçari”, celebra a Independência do Brasil na Bahia, que este ano comemora 201 anos.
Foto: Jean Victor