STT acompanha instalação dos validadores da bilhetagem eletrônica do transporte público

0
Compartilhe:


Nesta sexta-feira (9/6), a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari disponibilizou o treinamento prático da instalação dos validadores de bilhetagem eletrônica do novo sistema de transporte Vai Camaçari, para as empresas operadoras do serviço.

Responsável pela integração dos usuários do transporte, que incluem estudantes, idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), o validador de 14 polegadas conta com display touch screen (tela sensível ao toque); processador duplo; câmera embutida,possibilitando o reconhecimento facial; alarme sonoro; LEDs indicativos, dentre outras funções.

“A bilhetagem eletrônica proporcionará maior agilidade no acesso ao transporte público, reduzindo o tempo de espera nas filas e facilitando a vida dos usuários. Com a utilização de tecnologias avançadas, também será possível obter dados mais precisos sobre o fluxo de passageiros, possibilitando ações de planejamento mais eficientes por parte do município”, ressaltou Helder Almeida, diretor-superintendente do órgão.

Além do validador, o sistema conta com o terminal do motorista, que realiza funções como a solicitação de paradas por pessoas com deficiência visual, com integração do aplicativo Kim. A ferramenta também sugere rotas mais rápidas e impede situações de risco, notificando deslizamentos, perigos na via, entre outros alertas.

Outro ponto importante é a transparência na utilização dos recursos arrecadados com a bilhetagem eletrônica. Com um sistema automatizado e novas ferramentas de controle e auditoria, será mais fácil acompanhar e fiscalizar o destino desses recursos, garantindo que sejam investidos de forma adequada na melhoria do transporte público.

A instalação, que se estenderá ao longo desta semana, ocorrerá nos 60 veículos da nova frota de transporte. Após finalização do sistema, a abertura para cadastramento dos usuários acontecerá de maneira gradativa, assim como a distribuição dos cartões eletrônicos do Vai Card.

Foto: Jean Victor/Franklin Almeida

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui