Chegou a hora de reativar a solidariedade direcionada à mulheres que lutam pela vida! A edição 2021 do Projeto Ligadas Por Fios acaba de ser lançada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Prevenção a Violência (Sprev). Uma solenidade no auditório da SSP deu início a edição deste ano do projeto, que visa a arrecadação de mechas de cabelo, lenços, bonés e acessórios em geral.
Todo o material será entregue ao Instituto Amor em Mechas, parceiro do projeto e responsável pela confecção de perucas que serão destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer de mama na Bahia.
A iniciativa marca o começo das ações da SSP para o Outubro Rosa e conta com 70 madrinhas, voluntárias responsáveis por auxiliar na divulgação do projeto, bem como estimular a arrecadação de mechas de cabelo. Inicialmente, 30 urnas serão disponibilizadas em diferentes pontos de Salvador até o dia 29 de outubro para doações. Após serem recolhidas, elas se juntarão a outras partes de cabelos para a confecção de perucas. Qualquer mulher pode doar, desde que a mecha possua, no mínimo, 15 cm de comprimento.
“A ação demonstra engajamento, sensibilidade e preocupação extrema com o social e com o bem estar geral”, afirmou o subsecretário da SSP, Hélio Jorge Paixão, que participou do lançamento do projeto. Na ocasião, duas doações foram realizadas e dois kits remanescentes de outras campanhas foram entregues.
Eliene Marques Oliveira, 45 anos, que descobriu o câncer de mama no início deste ano, foi uma das beneficiadas com um kit que contém uma peruca acessórios, doado no dia do lançamento da edição do projeto 2021.
“Eu não conhecia a campanha, mas quando fui convidada, aceitei de imediato. Inclusive, no dia que me ligaram para me convidar, eu estava fazendo uma quimio. E eu disse: se eu estiver bem, sem reações, irei sim. E hoje estou aqui para receber uma peruca”, afirmou Eliene.
Solidariedade em números
Em 2019, primeiro ano da campanha, mais de 154 quilos de cabelo foram arrecadados, além de R$ 4,9 mil doados para custear na confecção das perucas. Também foram recolhidos cinco perucas prontas, 61 turbantes, 45 bonés e chapéus, 50 tiaras, 286 lenços e 260 acessórios. As mechas, após serem transformadas em perucas, foram distribuídas a mulheres baianas em tratamento contra algum tipo de câncer, de diversos municípios baianos
“Esse projeto é o compromisso da SSP no cuidado com mulheres e com famílias, logo, com a sociedade através de parcerias de amor, afeto e respeito. Cuidar transcende as esferas bélicas, é, em especial a promoção de ações que protegem e melhoram a vida de todos e todas”, pontuou a superintende da Sprev, major Denice Santiago.
Confira os pontos de coleta:
Em Camaçari as mechas podem ser entregues na Base Comunitária localizada no Poch II.
E é só mulheres que podem doar?
Não. O homem também…basta a mecha ser maior que 15cm