Além de ser palco para apresentação de diversas atrações, o Festival Arembepe 2024 também teve espaço reservado para a conscientização ambiental e a sustentabilidade. É que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), através do Programa “Sou Reciclador” marcou presença durante os quatro dias do evento prestando suporte e organizando a atividade de catadores de materiais recicláveis, garantindo uma festa ainda mais limpa para todos.
Este é 2º segundo ano consecutivo que a Limpec realiza ações voltadas à reciclagem e à promoção da economia circular na cidade. Para tanto, a empresa proporcionou instrução e deu suporte às pessoas que já exercem a atividade de coleta de recicláveis, oferecendo o “Kit Catador”. Para cada pessoa cadastrada para trabalhar na coleta dos resíduos, durante os quatro dias de festa, foram distribuídos crachá com identificação, camisa padronizada e equipamento de proteção individual (EPI), que inclui luvas pigmentadas e de látex, protetor auricular, botas e capa de chuva.
A inciativa beneficiou cerca de 60 pessoas, que contaram ainda com o apoio da empresa pública num estande montado no Espaço Arena, onde ficou localizado o Palco Katita, principal da festa. No local, foi distribuído para os catadores, cadastrados no programa, além de água, refeições compostas por lanche, almoço, janta e ceia.
Trabalhando com a ajuda da esposa, Edinaldo dos Santos Rodrigues foi um dos recicladores beneficiados pela ação. Ao fazer um lanche, enquanto descansava no estande da Limpec, após um longo dia de trabalho, ele disse estar muito satisfeito com o programa. “Fui bem recebido aqui. Realizei todas as refeições e recebi o apoio da equipe. Tudo está bem organizado. O material dado no kit [catador] foi de grande ajuda, principalmente a sacola de coleta, onde estou guardando o que coletei para vender depois da festa. Enquanto eu recolho o material, minha esposa toma conta das sacolas”.
Jonadabe Vieira dos Santos trabalha como reciclador há dez anos e participa do “Sou Reciclador” desde o começo. Ele falou da credibilidade que o projeto dá para os recicladores. “É o segundo ano que me a cadastro como reciclador pelo programa e não tenho do que reclamar. É tudo muito organizado, principalmente pela identificação na camisa e no crachá, pois as pessoas se sentem mais à vontade e com mais confiança para trabalha conosco. Muitos, inclusive, vêm até nós para descartar o resíduo. Assim, nos sentimos muito valorizados”.
Foto: Arquivo