Repleto de alegria, emoção e muita informação, assim foi o “Somos Todos Rosa” , evento alusivo à prevenção do câncer de mama, realizada nesta quinta-feira (27/10) no Horto Florestal pela ACEC, Sicomércio e a revista Nossa Metrópole.
“Um evento lindo, trocamos experiências importantes. E gostaria que vocês saíssem daqui com a mensagem de que precisam se cuidar, fazer o autoexame, sempre! Passem essa mensagem adiante “, destacou Manuelina Ferreira, vice-presidente da Acec, idealizadora da iniciativa
“Estou muito feliz em poder estar aqui com vocês participando deste tema que é a prevenção do câncer de mama. O segredo é ter fé, esperança e muita alegria de viver, não foquem no problema! exclamou a presidente Juranildes Araújo, presidente do Sicomércio.
O evento contou com palestras de mastologistas, nutricionista, professora de atividade física e psicológica. Depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama foram alguns dos destaques do evento e encorajaram a todas a buscar orientação médica, sempre.
“Percebi um carocinho durante o banho ao apalpar minha mama, fui ao médico e em momento algum me desesperei. Me apeguei a Deus e venci a doença, hoje faço uso de medicamentos e sigo as consultas médicas regularmente”, destacou dona Emília de 75 anos.
A ex-atleta, Maria Helena ou Mariah como é conhecida levou dança e bem-estar por meio da Capoterapia. A técnica que utiliza elementos da capoeira aliados a atividades físicas e recreativas foi conduzida pela professora que também está enfrentando a doença. ” Estar aqui é motivacional! Estou enfrentando o tratamento de um câncer. Obrigada pela oportunidade”, agradeceu.
Sarah Estrela, também não deixou ninguém parado. A professora mostrou porque a zumba tem conquistado cada vez mais o público feminino.
Visivelmente emocionada, a jornalista Carluze Barper falou do trabalho social que vem realizando no município por meio do Movimento de Combate ao Câncer em Camaçari-Vencer. “Aproveitamos a oportunidade midiática do Outubro Rosa, para falarmos da importância de se prevenir de todo tipo de câncer. Minha mãe venceu o câncer de colonrretal, e enfrentando a dor de perto, percebi que era preciso conhecer a doença, se informar para enfraquecer o problema. Criei o Vencer para ajudar na informação, acolhimento, e brevemente iremos prestar atendimentos presenciais”, anunciou.
O evento foi mediado pela jornalista, Fabiana Monte. Foi dela a iniciativa de reunir as jornalistas, donas de veículos de imprensa para fortalecer a luta no combate ao câncer de mama. “Estamos aqui para falarmos de um câncer que mais acomete às mulheres, e para vencer a doença é preciso também informação. Por isso, nós jornalistas estamos aqui hoje reunidas em prol desta causa” destacou.
Imagens: Nossa Metrópole/ Cleber Sousa