Uma nova ferramenta já está disponível para toda a população, o site Vai Camaçari, que está acessível pelo endereço www.vaicamacari.com.br. O lançamento do canal de comunicação dos novos sistemas de Transporte Público e de Bilhetagem Eletrônica foi realizado pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), nesta sexta-feira (19/5), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), para imprensa e servidores do órgão.
A confirmação de que a nova frota estará em operação a partir de junho foi feita pelo diretor-superintendente da pasta, Helder Almeida, que ainda falou sobre a importância desse momento. “É multiplicar a informação. Estamos trazendo um novo sistema, com tecnologia de ponta, que as maiores cidades do país utilizam, e a população está muito desacostumada a utilizar o transporte coletivo, e tudo isso dificulta esse processo. É preciso atrair novamente a população para utilização do nosso sistema de transporte”, afirmou.
A apresentação foi feita por Eduardo Barros, servidor lotado atualmente na Secretaria da Administração (Secad) e que participou da construção do novo modelo, quando esteve à frente da Diretoria de Transporte da STT, entre 2022 e 2023. Ele destacou que “a primeira finalidade do site é informar as pessoas e, posteriormente, com o funcionamento do sistema, é também levar serviços, facilitar, automatizar, acabar com o papel. O site vai apresentar o novo sistema e é uma forma de fazer isso chegar para todas as pessoas, a todo o momento, de fácil acesso, intuitivo, limpo, simples, bem objetivo. As informações mais aprofundadas vão ter abas, você clica e tem acesso”.
No portal, a população poderá se informar sobre o novo modelo do Sistema de Transporte Público, como linhas e tarifas, benefícios tarifários, como gratuidade para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), meia-passagem para o estudante e vale-transporte, ter mais informações sobre o Vai Card e tirar dúvidas frequentes. Na página, ainda é possível ter acesso ao link para baixar o aplicativo, que terá, inclusive, posição dos ônibus, para que as pessoas saibam o tempo estimado de espera, sem que precise ficar muito tempo no ponto. Posteriormente, será disponibilizado também, o georreferenciamento das linhas, com os pontos.
Ao final, o diretor-superintendente, Helder Almeida, lembrou que esta é uma operação complexa. “Já estamos completando o recebimento do ônibus, depois vamos fazer a preparação da frota, depois a bilhetagem eletrônica, com os validadores nos veículos e proporcionar à população o cadastramento. São várias etapas que a gente está vencendo, com muita dificuldade, mas também com muita determinação”.
Na oportunidade, outras informações foram passadas, como que os ônibus estarão identificados com a marca do Vai Camaçari, a recuperação do Terminal de Integração Rodoviário (TIR) que voltará a ser utilizado e dos pontos de ônibus, que a expectativa é que o Vai Card conte com cerca de 250 pontos de recarga e que o primeiro cartão será gratuito.
Foto: Jean Victor