Site Camaçari Alerta inaugura sistema de acessibilidade, previsto pela LBI.

0
Compartilhe:

Permitir o acesso fácil a leitura das reportagens para a população com deficiência visual ou auditiva, com este objetivo o site Camaçari Alerta inaugura nesta quinta-feira (14) o sistema de acessibilidade.

O avatar aparece e por meio dos sinais de libras ele faz a leitura da reportagem

O leitor que acessar vai encontrar o dispositivo bem ao lado da reportagem, identificado pelo sinal de duas mãos que revela “acessível em libras”. Ao clicar, vai aparecer um avatar que fará por meio dos sinais de libras toda a leitura do conteúdo.

Na mesma reportagem vai aparecer um sinal de play, que ao clicar o leitor ouvirá a narrativa de toda a reportagem, de maneira fácil e de dicção clara e precisa.

“Fiquei muito feliz promover acessibilidade do nosso conteúdo informativo para pessoas portadoras de deficiência auditiva, visual seja com cegueira ou baixa visão. Vejo como um grande passo para garantir o direito de acesso a comunicação e promover a democratização e inclusão”, declara a jornalista e diretora do site, Carluze Barper.

O Ceo da empresa SA digital, Sidnei Andrade responsável pelo projeto elogiou a iniciativa da site Camaçari Alerta e lamentou que nem todos ainda tenham esta mesma iniciativa “Foi gratificante participar desse processo de ajustar o site para pessoas com deficiência. Deveria ser padrão para todos os sites de notícias, fazendo com que todos os usuários tenham acesso igual a informação”, lamentou.

Mas, na prática todos os sites deveriam sim, contemplar com o sistema de acessibilidade, é o que determina A LBI – Lei Brasileira de Inclusão (LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.) que revela em seu capítulo II do acesso à Informação e à Comunicação CAPÍTULO II:  Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente. § 1º Os sítios devem conter símbolo de acessibilidade em destaque.

 

“É lei e precisamos quanto veículo de comunicação dar exemplo. Sendo este o início de uma nova era que estamos preparando para o nosso portal. Muitas novidades vem por ai aguardem! anuncia Carluze Barper.

 

 

 

 

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui