Dando sequência à entrega do Vale Merenda, teve início nesta segunda-feira (25/10) a sétima etapa de distribuição do benefício. A iniciativa foi acompanhada durante a manhã pela secretária da Educação (Seduc), Neurilene Martins, que na oportunidade esteve no Centro de Apoio e Educação Inclusiva (CAEI), localizado no bairro Ponto Certo. O compromisso assumido pela Prefeitura de Camaçari é de continuar entregando o auxílio mesmo com aulas semipresenciais em curso.
Neurilene Martins aproveitou o momento para além de acompanhar a entrega dos tickets, visitar a unidade a fim de verificar a aplicação dos protocolos sanitário e pedagógico no cotidiano da escola, e os serviços de manutenção e adequação realizados recentemente na instituição, a exemplo de pintura e revisões no telhado, na estrutura do muro, na parte elétrica, e nas esquadrias. No espaço, na parte de trás, está em andamento a construção de um refeitório.
“A nossa proposta é ofertar comida no prato em casa, através do Vale Merenda, e comida nas escolas de modo que cada estudante tenha condições de ter uma alimentação saudável garantindo a segurança nutricional, sobretudo, quando estiver em casa”, destacou.
A importância da manutenção do benefício, mesmo com as aulas semipresenciais, foi pontuada pelo diretor do CAEI, Vivaldo Carvalho. “Em atitudes como essa é que nós percebemos a sensibilidade e o cuidado da administração pública dispensados aos alunos da rede municipal de ensino. A comunidade escolar, os familiares dos alunos e os próprios estudantes sentem-se acolhidos por tudo que tem sido feito nesse momento de pandemia”, ressaltou.
O CAEI atende 115 alunos, nos turnos matutino e vespertino, com deficiência visual (baixa visão e cegueira). Na instituição, são trabalhadas modalidades, como braile, educação física adaptada, manuscrito, estimulação visual, educação precoce, informática acessível, entre outras.
Carmelita dos Santos, mãe do aluno Milton Fernandes, 42 anos, falou sobre a ajuda que o vale significa para a alimentação do filho. “Saber que mesmo enquanto ele estiver com aulas remotas terá a merenda, nos alivia, pois é menos um custo nas nossas despesas”, disse agradecida. Na ocasião, ele recebeu dos professores as atividades pedagógicas em braile.
A distribuição do benefício acontece até o dia 25 de novembro nas 114 instituições situadas na sede e costa, inclusos creches e centros de ensino conveniados. Cada unidade escolar segue esquema de distribuição próprio, divulgado por meio dos murais escolares e através das redes sociais das instituições.
São beneficiados pela iniciativa mais de 37 mil alunos. Somente este ano, já foram investidos mais de R$ 8 milhões para a distribuição do ticket, que tem o valor de R$ 45, a cada estudante matriculado na Rede Pública Municipal de Ensino.
O Vale Merenda integra o programa “Mais e Melhor Educação: em Casa”, implementado pela gestão municipal durante a crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus. Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncias de conduta indevida no uso do benefício, o cidadão pode entrar em contato através do número (71) 98621-1112.
Foto: Josué Silva