Sesau na Feira promoveu testagem e reforço de vacinas

0
Compartilhe:

A ação Sesau na Feira, executada pela Secretaria da Saúde (Sesau), levou, na manhã desta terça-feira (28/11), a permissionários, clientes e transeuntes do Centro Comercial de Camaçari (CCC), popularmente conhecida como feira, uma série de testagens rápidas e doses de reforço de vacinas. A ação visou ampliar a vacinação de munícipes contra a Influenza e Covid-19, além de promover diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis, e as hepatites B e C, através da aplicação de testes rápidos.

O secretário da Saúde, Elias Natan, reforçou a necessidade da medida. “Precisamos aumentar a cobertura vacinal em nosso município, principalmente a dose de reforço dos adultos e a segunda dose das crianças, para que elas possam completar o seu esquema vacinal”, alertou, referindo-se especialmente à Covid-19.

Yanna Queiroz, 39 anos, enfermeira e coordenadora da ação da testagem rápida, chama atenção para o aspecto silencioso do contágio que caracteriza doenças sexualmente transmissíveis. “É muito importante a gente fazer essa testagem, porque são doenças normalmente silenciosas, algumas têm sinais de sintomas, porém, quem tem relação sexual desprotegida, é muito importante fazer a testagem, até mesmo para a gente identificar precocemente a infecção e poder, mais rapidamente, começar o tratamento”, observou.

A bombeira civil Ákyta Soyene, 27 anos, foi uma das que aderiram à vacinação. Durante a atividade mandou um recado especial para os festeiros. “É importante que o pessoal venha fazer o teste, até porque tem uma galera que curte festa, não faz exames, e aí acaba não sabendo se tem ou não, e sendo que é totalmente gratuito, então é superimportante que a galera venha fazer mais”, reforçou a profissional moradora do Ponto Certo.

A ação Sesau na Feira é fruto da parceria entre a pasta da Saúde e a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), por meio da administração do espaço de compras. A atividade aconteceu até as 14h desta terça-feira.

Foto: Arquivo

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui