A Secretaria de Saúde (Sesau), através do Odontomóvel, está na comunidade quilombola da Cordoaria com serviços de saúde bucal, como limpeza, cirurgias simples, restauração, raspagens, urgências odontológicas e raio-x. Diariamente podem ser atendidas 12 pessoas, sendo 10 para procedimentos de rotina e duas urgências.
O Odontomóvel está na Cordoaria desde o último dia 26 de outubro quando foi inaugurado o consultório de saúde da comunidade. “A previsão é que ele fique no local por 15 dias. Entretanto, se houver necessidade podemos estender esse período até que todas as pessoas agendadas sejam atendidas e tenham seu tratamento odontológico concluído”, explica Elias Natan, secretário de Saúde.
O gestor da pasta ressalta ainda que, “sabemos da dificuldade dos moradores da Cordoaria para irem até a Unidade de Saúde da Família (USF) de Cajazeiras de Abrantes onde eles são atendidos. Para irem até lá gastam em média R$ 30. Por isso, implantamos o consultório de saúde na comunidade e levamos o Odontomóvel até lá. Nosso objetivo é tornar os serviços de saúde acessíveis a todos os moradores de nossa cidade”.
O coordenador de Saúde Bucal da Sesau, Tiago Novais, explica que as marcações para atendimento no Odontomóvel têm ocorrido na unidade e também através dos agentes comunitários de saúde (ACS), que visitam as residências da região. “Por meio desses profissionais temos conseguido ir de casa em casa para conversar com a comunidade para realizar o agendamento do dia em que cada pessoa será atendida. Dessa forma, estamos garantindo a todos o acesso ao serviço”, destacou.