Mais 40 cirurgias eletivas, sendo 25 de catarata e 15 ginecológicas, foram feitas pela Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari através do Sesau Fila Zero. Desde que foi criada, em janeiro de 2022, a iniciativa acumula um saldo de 3.779 intervenções cirúrgicas realizadas. O programa contabiliza, ainda, mais de 300 mil procedimentos, entre exames e consultas especializadas.
Além do Sesau Fila Zero, a Secretaria da Saúde, também com foco nas cirurgias eletivas, realizou em 2018 o Mutirão de Cirurgias Eletivas, Por meio do qual foram finalizados 1.100 procedimentos cirúrgicos em pouco mais de seis meses. “Temos trabalhado para cuidar da saúde da nossa população todos os dias. O trabalho é diário para corrigir problemas e ofertar à população um serviço público de saúde digno. Minha missão é oferecer ao cidadão de Camaçari, apesar das adversidades e entraves que existem, o melhor serviço de saúde possível, em todas as áreas”, afirmou o titular da pasta, Elias Natan.
Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito destacou o empenho de toda a equipe para seguir a orientação do prefeito Elinaldo e do secretário da Saúde no acolhimento à população. “Desde o primeiro dia do Sesau Fila Zero temos trabalhado com um olhar humanizado no atendimento dos nossos pacientes. Costumo dizer que não basta apenas atender a demanda do usuário, seja ela um exame, consulta ou cirurgia. É necessário que o mesmo seja bem acolhido durante todo o processo. E assim todos têm trabalhado”.
As últimas 40 cirurgias aconteceram no último sábado (29/7) em hospitais do município, que compõem a rede credenciada.
Foto: Arquivo