Sesau Fila Zero contabiliza 440 cirurgias e ultrapassa 56 mil procedimentos realizados

0
Compartilhe:

Nem mesmo o feriado prolongado parou o Sesau Fila Zero. Nesta sexta-feira (22/4) foram realizadas mais 31 cirurgias de catarata. No total, já são 441 intervenções cirúrgicas, entre oftalmológicas, gerais, vasculares, ortopédicas, ginecológicas, urológicas e proctológicas. Além destas, já foram realizadas também 115 escleroterapias com espuma densa, no tratamento de varizes.

Iniciado no dia 10 de janeiro deste ano, com o objetivo de zerar a fila de espera acumulada durante o período de setembro de 2019 e agosto de 2021, o programa já realizou 56.680 procedimentos até o dia 18 de abril, entre consultas, exames, cirurgias eletivas, avaliação pré-cirúrgicas e exames pré-operatórios.

O gestor da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, Elias Natan, ressaltou que, “este programa nasceu do nosso desejo em atender as necessidades da nossa população. E graças ao empenho de toda a equipe e o apoio do prefeito Elinaldo, temos conseguido avançar para zerar essa fila de espera”.

Ciente da importância do programa para a população de Camaçari, o secretário tem acompanhado de perto a execução do programa. “Quase que diariamente tenho conversado com a equipe da regulação e visitado os locais onde estão ocorrendo as cirurgias, para conversar com os pacientes antes e depois dos procedimentos, assim como conversar com a equipe médica. Esse diálogo constante é importante para melhorarmos sempre o atendimento e o cuidado com os usuários do serviço”, explicou Elias Natan.

Sobre as novas marcações de exames, consultas e cirurgias eletivas fora da fila de espera, a diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, explicou que, “novas marcações têm ocorrido na demanda diária da Secretaria da Saúde. O Sesau Fila Zero está atuando na demanda reprimida. Enquanto isso, novos procedimentos têm sido atendidos rotineiramente na agenda atual da Sesau e dos prestadores credenciados. Temos tido todo um cuidado com isso, para não permitir que surja uma nova fila de espera”.

A iniciativa tem a meta de zerar a fila de espera acumulada durante o período de setembro de 2019 e agosto de 2021, especialmente no ponto alto da pandemia da Covid-19. Para que o cidadão saiba se sua demanda faz parte do programa, o munícipe deve ir até sua unidade de saúde e consultar se o procedimento está inserido na fila, dentro do intervalo de tempo especificado. Mais informações podem ser adquiridas pelo call center da Ouvidora Sesau, no número 156.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui