O auditório do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires, foi palco de mais uma edição do projeto Mulheres Especiais, um encontro que reúne mulheres e mães de crianças com deficiência. A iniciativa buscou oferecer para as participantes, uma oportunidade de crescimento pessoal por meio de palestra e troca de experiências.
No encontro, Thelma de Jesus Nascimento, cadeirante há 23 anos, foi a palestrante do dia e contou um pouco da sua história de superação após sofrer um acidente doméstico aos 10 anos de idade, que ocasionou uma lesão na medula. A palestrante também falou como buscou forças para superar o fato, para desenvolver a sua autoestima, buscar novas possibilidades na vida e conseguir passar uma mensagem positiva para outras pessoas.
Utilizando todo o seu conhecimento e experiência, Thelma fez com que o público refletisse sobre como o pensamento, o comportamento, a motivação e a autoestima podem ajudar no processo de superação e também mudar para melhor a vida de todos. “Nunca me coloquei na posição de coitada, certas coisas podem ter me feito sofrer, mas elas simplesmente me fizeram crescer. Muitas pessoas têm o péssimo hábito de colocarem limitações ao longo do seu caminho, o que as impedem de realizar os seus sonhos e superar as suas expectativas a respeito de algo”, declarou.
Para a titular da Semu, Fafá de Senhorinho, a secretaria tem um importante trabalho ao desenvolver ações afirmativas com um olhar sobre temas como o capacitismo e tantos outros assuntos que dizem respeito ao empoderamento da mulher. “O evento foi pensado para proporcionar voz às questões de mulheres e mães de crianças com deficiência, bem como para fazer com que as mulheres enxerguem as suas possibilidades e o seu poder. É muito importante levantar essas questões e trazer visibilidade”, declarou.
A coordenadora do Cram, Elizene Brito, agradeceu a presença de todas e destacou a importância da palestra. “Gostaria de agradecer a participação de cada pessoa e dizer que preparamos esse encontro com muita dedicação. Thelma é iluminada, e com essa palestra ela veio dividir conhecimentos importantes com todos os presentes, motivando e despertando uma vontade de transformação positiva. Esse é um momento muito especial, porque palestras como essa são muito importantes para motivar e revigorar”, afirmou.
A atividade, que ocorreu na quinta-feira (27/7), também contou com a presença de mulheres sem deficiência e profissionais interessados na temática.