Segov e Serin recebem equipe de Simões Filho para visita técnica sobre a Escuta Protegida

0
Compartilhe:

A Secretaria de Governo (Segov) e a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) receberam na tarde desta quarta-feira (11/5) uma equipe do município de Simões Filho em visita técnica. O objetivo do encontro foi de conhecer a experiência de Camaçari na implantação e execução da Escuta Protegida, a fim de consolidar a política de proteção aos direitos da criança e do adolescente em Simões Filho.

A visita teve início no Centro Administrativo, sendo finalizada na sala da Escuta Especializada. Além da Serin e Segov, participou do encontro a Secretaria da Educação (Seduc). De Simões Filho, as secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e da Saúde (SMS).

Andrea Pereira, gestora da Sedesc, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Camaçari no campo dos direitos da criança e do adolescente. Assistente social de formação, a secretária disse já ter atuado na ponta e conhecer de perto os obstáculos para alcançar uma mudança de mentalidade. “Criança e adolescente é responsabilidade de todos, e às vezes temos algumas dificuldades, porque parece que criança e adolescente é só da assistência, só da saúde, e é necessário que todos estejam juntos para efetivar essa política”, afirmou.

José Matos

José Matos, titular da Serin, afirmou que o apoio da gestão tem sido fundamental para as conquistas que o município tem alcançado. “O prefeito Elinaldo Araújo já autorizou a busca por um local para instalar o Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente. Nós já temos todas as ações sendo praticadas em Camaçari, mas estamos procurando construir esse espaço que integre atores e práticas”, observou.

Ilay Ellery, subsecretária da Segov, expressou o desejo de que mais municípios fortaleçam suas práticas de proteção aos direitos da criança e do adolescente. “A gente quer que todos os municípios em volta da gente implantem a sua Escuta Especializada, porque acima de tudo, ela é um direito humano”, ressaltou.

A Escuta Protegida tem por base a Lei 13.431/2017 e o Decreto 9.603/2018, que dispõem sobre o sistema de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha de violência. Integraram a equipe de Simões Filho na visita técnica a Camaçari, a Chefe de Gabinete da Sedesc, Carine Pedreira, e Leila Nunes, Coordenadora da Proteção Social Especial da pasta, além de Sheila Amorim, Coordenadora da Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde (SMS). De Camaçari, participaram Maria Aparecida Castro, diretora da Diretoria Pedagógica (Dipe) da Seduc; bem como Cristiana Ramalho e Rita de Cássia Gomes, ambas da Segov.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui