Com o intuito de promover a conscientização sobre a importância das florestas, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 21 de março de 1971, o Dia Internacional das Florestas e determinou a data como oportunidade de reflexão para se pensar em um futuro verde e sustentável. Em alusão, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou ações em algumas escolas da rede municipal de ensino.
Na ocasião, 150 estudantes e agentes de educação das localidades de Sucupira, Rural Boa União, Senhora Santana, Terra Maior, Rosalina de Paula, situadas na zona rural de Vilas de Abrantes, costa do município, tiveram a chance de conhecer mais sobre como as florestas são importantes para todos os aspetos da saúde humana, animal e do planeta. A atividade foi realizada nesta terça-feira (21/3), nos turnos matutino e vespertino.
A engenheira florestal e coordenadora do Projeto Áreas Protegidas, Loyane Borges, explicou a importância da ação. “Ministramos palestras nas escolas sobre a importância da conservação das florestas e uso sustentável da água, com objetivo de lembrar a relevância das atitudes individuais para a proteção ambiental. Além disso, fizemos uma oficina de produção de mudas de árvores de espécies da Mata Atlântica para que os alunos cuidem até o mês de junho, quando a gente voltará para realizar os plantio destas mudas que foram produzidas hoje”, explicou.
Mesmo com benefícios ecológicos, econômicos, sociais e de saúde inestimáveis, as florestas também estão sendo ameaçadas por incêndios e secas sem precedentes. A Sedur chama a atenção de todas as comunidades para que se tornem protetores do meio ambiente.