Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) participaram nesta terça-feira (19/7), do segundo painel on-line proposto pelo programa “Bahia no Clima: preparando os municípios”, uma iniciativa inédita de formação em mudanças climáticas. A ação ocorre em parceria com 10 municípios baianos.
Desta vez, o tema debatido foi “Economia Climática: Novos Paradigmas”, que teve como palestrante o sociólogo, com doutorado em Ciência Ambiental, Arilson Favareto, que atualmente tem um programa de pesquisa que envolve temas de sociologia econômica teórica e aplicada. É autor do livro “Paradigmas do desenvolvimento rural em questão”.
O encontro contou com, aproximadamente, 70 participantes. Na ocasião, o coordenador de Planejamento Ambiental da Sedur, Gilberto Campos, agradeceu o acolhimento. “Gostaria primeiramente de agradecer pelo convite. Há muitos anos conversamos sobre mudanças climáticas e a situação atual faz com que a gente reflita bastante. Localmente, estamos revigorados, pois temos a oportunidade de estar aqui”, destacou.
Durante a atividade, foi apresentada a agenda completa do programa, bem como as datas propostas para realização dos seminários locais. Em Camaçari, acontecerá no dia 30 de setembro, em espaço a ser divulgado futuramente. As atividades do projeto, que segue até o mês de outubro, contemplam, ainda, um evento dedicado a cada município, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos dez territórios em termos de risco climático.