Como resultado de articulação entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e o Instituto Votorantim, profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino seguirão sendo contemplados com a Edição 2022 do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O objetivo da iniciativa é proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências em gestão para os participantes contribuírem com a melhoria da educação no município.
O público-alvo do programa são gestores de escolas e coordenadores pedagógicos. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano, por meio das frentes: Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade em ações promovidas por meio da frente de Mobilização Social. A renovação da parceria por mais um ano foi celebrada pelas partes em um encontro para apresentação das propostas formativas.
Em Camaçari, as ações do PVE envolvem mais de 100 profissionais, entre técnicos da Seduc, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, beneficiando mais de 10 mil alunos de 30 escolas, além de mobilizar quatro mil pessoas da comunidade.
Para a secretária da Educação, Neurilene Martins, a atuação do PVE contribui para o município aperfeiçoar processos e, assim, superar desafios. “Em cinco anos de atuação do PVE, as ações do programa ajudaram os profissionais da rede municipal a amadurecem na gestão e nas estratégias de ensino, de forma que puderam enfrentar melhor as questões educacionais durante a pandemia”, avaliou, fazendo referência à parceria que ocorre desde 2017, período em que o PVE serviu como um suporte “para a realização do projeto ‘Mais e Melhor Educação: em Casa’ para a oferta do ensino remoto por meio de governança compartilhada entre o Comitê Gestor, os Comitês de Curadoria e os Comitês Escolares”.
No cronograma de atividades, contém visitas técnicas às escolas, avaliação de resultados das ações realizadas no ano de 2021, planejamento estratégico de trabalho para 2022, bem como discussões focadas nos principais desafios das unidades de ensino.
“O PVE tem proporcionado transformações importantes em Camaçari, porque estimula a educação a ultrapassar os limites da sala de aula e a estimular a comunidade a também participar de melhorias. É um programa que está em sintonia com o nosso jeito de ir além, oferecendo soluções que atendem às necessidades da comunidade e que contribuem de forma consistente para o desenvolvimento regional”, afirmou o gerente da fábrica de Argamassa de Camaçari da Votorantim Cimentos, Marcos Vinícius Simões.
O PVE levantou e organizou vários dados, pesquisas e publicações sobre perspectivas, cuidados, metodologias, tendências e outros temas para os profissionais de educação, com o intuito de fornecer informações relevantes para serem utilizadas na retomada das aulas presenciais, ofertando apoio para lidar com os desafios causados pelo distanciamento social na pandemia. Neste ano, também emprega reforços para a concepção e disseminação de orientações para evitar a evasão escolar.