Com o objetivo de desenvolver projetos de revitalização ambiental junto à comunidade, gerando senso de pertencimento e oportunidades de espaços verdes para as novas gerações, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) criou em 2021 o programa Reflora Camaçari.
De acordo com a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), responsável pelo Reflora Camaçari, a iniciativa tem por objetivo desenvolver projetos de revitalização ambiental junto à comunidade, gerando senso de pertencimento e oportunidades de espaços verdes para as novas gerações.
Desde então, três pontos ambientais foram revitalizados pela ação na costa de Camaçari. Primeiro, no mês de agosto, o Parque Ecológico do Cacimbão em Arembepe, logo após a Fonte do Buraquinho em Vila de Abrantes, e recentemente a Lagoa da Paz em Barra do Pojuca.
O projeto desenvolve diversas ações para garantir que espaços ambientais com contextos culturais e históricos sejam preservados e levados aos quatro cantos do município. Para gestora da Sedur, Andréa Montenegro, o projeto é um sucesso por que, foi aceito pela comunidade. “O Reflora foi pensado para ser desenvolvido a três braços. A gestão, a iniciativa privada mas, principalmente com a comunidade que é quem vive, cuida e preserva. E graças a Deus, foi muito bem aceito e avaliado pelos moradores das comunidades que já passamos. Para 2022, nós vamos estender o Reflora para as associações de utilidade pública, coletiva”, adiantou.
O projeto é uma iniciativa que conta a participação das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), Turismo (Setur), Cultura (Secult), Educação (Seduc) e da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).