Numa cerimônia marcada pela valorização de ações afirmativas em prol do povo negro, a deputada federal, Tia Eron (PRB) recebeu das mãos do representante do governo colombiano, Ministro Interior, Guillermo Abel Rivera Flórez, o Prêmio Internacional de Mulher Negra mais influente na América Latina no último domingo (20).
O evento denominado de Reconhecimento Afro, foi realizada no Teatro Colón, na Capital Bogotá e contou as presença de representantes da ONU, que lideram a luta afro, autoridades políticas, esporte, cultura e acadêmicos de países latinos. Sendo esta a primeira vez, que o evento foi realizado na Colômbia com o objetivo de exaltar o trabalho de pessoas e organizações públicas e privadas que investem seu trabalho nesta área.
Com alegria e satisfação, a deputada republicana agradeceu o reconhecimento, e pontuou que sociedade ainda precisa avançar sobre atenção aos movimentos afros, a aplicabilidade e eficácia das políticas públicas para o povo negro. E destacou que eventos como esse ajuda a dar voz e visibilidade as ações deste segmento.
“Sabemos que a nossa sociedade ainda tem muito que evoluir no que diz respeito aos direitos das mulheres e da população negra. Homenagens como essa mostram que o mundo está mudando e que há espaço para todos, sobretudo para os que buscam igualdade e tem vontade de promover mudanças”, ressaltou a deputada.
Pelo trabalho que exerce à frente da luta dos Diretos das Mulheres e Defesa da população negra, Tia Eron foi considerada a mulher negra mais influente do Brasil e da América Latina desta década pelo governo da Colômbia. Desde que assumiu o mandato como deputada, a republicana já recebeu outros prêmios de reconhecimento social e combate à corrupção, sendo estes nos Estados Unidos, México e França.
Na comitiva brasileira, para cerimonia em Bogotá, estavam presentes ao lado da deputada federal (PRB-BA) Tia Eron, a deputada federal, Tia Ju (PRB-RJ) e o líder do Movimento Negro do Rio de Janeiro, Raimundo Santa Rosa.
Ascom