Com foco no desenvolvimento de uma visão de longo prazo para a educação em Camaçari, a Secretaria da Educação (Seduc) reuniu-se com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta sexta-feira (10/9). Dentro de uma semana o município contará com o suporte de um consultor, a fim de conduzir um grupo de trabalho na construção do projeto-piloto Educação Empreendedora.
Desenvolvida pela entidade apoiadora dos pequenos negócios, a iniciativa depois de estruturada envolverá professores e alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a gestora da Seduc, Neurilene Martins, é fundamental aproveitar esse tempo para a aprendizagem, a fim de que em 2022 o projeto Educação Empreendedora já esteja formalmente integrado à rede, sendo mais uma força ao projeto pedagógico da secretaria. “A gente precisa inscrever o Sebrae para que possamos fortalecer ações que já temos no projeto Mais e Melhor Educação: em Casa”, ressaltou a secretária.
Articulador da iniciativa e entusiasta do projeto, o secretário Waldy Freitas, da Sedec, entende a geração de emprego e de renda como um elemento fundamental no processo da educação do jovem de Camaçari. “Muitos desses alunos querem ser empreendedores, mas falta o alicerce. É preciso orientar, dando dicas básicas de como se portar numa negociação, passando pelo entendimento do fluxo de caixa, compreender as redes sociais e entender que ele é o patrão, mas o cliente precisa ser bem atendido”, observou.
Segundo Rogério Teixeira, gerente da unidade regional do Sebrae em Salvador, o projeto Educação Empreendedora é a via que a organização tem trilhado, de modo a transformar a educação no país. “Essa oportunidade que Camaçari vai dar às crianças, nenhum de nós aqui tivemos”, referindo-se a ele, e a seus dois colegas economistas presentes à reunião, gestor da agência Sebrae Camaçari, Daniel Regis, o especialista do projeto Educação Empreendedora, José Soares.
Atento às particularidades locais, o Sebrae indicou como primeira necessidade a formação de um grupo de trabalho. “Precisamos olhar para o município, fazer um diagnóstico e então formar o plano de aplicação que vai trazer as ações que vamos realizar”, orientou o especialista do projeto, José Soares. Até a próxima sexta-feira (17/9), o Sebrae designará o consultor responsável pela implantação do “Educação Empreendedora” em Camaçari, tendo como projeto-piloto um núcleo na sede e outro em unidade educacional na costa.
Também participou do encontro a coordenadora do EJA, Tatiane Oliveira.