Após completar 15 edições na sede do município, o Projeto Cata Bagulho, da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), leva a iniciativa à costa camaçariense. O trabalho para a coleta seletiva de móveis e eletroeletrônicos inservíveis, e de materiais recicláveis em geral, inicia por Vila de Abrantes, na próxima segunda-feira (21/8), com a atividade de mobilização dos moradores, através de panfletagem e circulação de carro de som, nas regiões de Fonte da Caixa, Nova Abrantes, Buris, Phoc de Abrantes e Praça da MRV.
A execução da coleta acontece quarta-feira (23/8), a partir das 9h, por meio de caminhão customizado. O ponto de partida será o fim de linha da comunidade Fonte da Caixa. Na ocasião, serão retirados, gratuitamente, utensílios grandes e materiais recicláveis, como plástico, vidro e metal. Móveis velhos como sofá, mesa, colchão, além de eletrodoméstico quebrado, como geladeira, fogão, máquina de lavar, dentre outros, também são retirados.
O Cata Bagulho não realiza o recolhimento de podas de árvores e entulho de obras, que devem ter como destino os pontos de Entrega Voluntária (PEV) e Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) mais próximo. O lixo doméstico também não é recolhido pela coleta. Para dispensá-lo, é necessário que o morador siga o horário da coleta residencial diária.
Devido à extensão territorial do distrito de Abrantes, o planejamento da Sesp realizará mais duas operações do projeto, nos dias 28 e 30 de agosto, com a sensibilização dos moradores e a coleta, respectivamente, nas comunidades de Mutirão de Abrantes, Fradinho, Estiva de Buris e região da Prefeitura Avançada da Costa.
Por ocasião do feriado de 7 de setembro, para a terceira e última etapa a atividade de mobilização acontecerá no dia 4, com antecipação da coleta no dia 5. Malícia, Pau Sul, Quintas de Abrantes e Flamboyants serão as localidades contempladas com as ações do Cata Bagulho nestas datas.
Na sede, o projeto conquistou, ao longo das 15 edições, adesão crescente dos moradores dos bairros pelos quais passou. Quando foram retiradas, das residências e vias públicas do município, quase 30 toneladas (t) de equipamentos e móveis velhos, numa média aproximada de 2 t por edição.
Em abril, o trabalho teve início no Ficam, e seguiu para o Parque Verde. Em maio, foram contemplados a Gleba E, e os Phoc’s I, II e III. Em junho, foi a vez dos bairros Jardim Limoeiro, dos 46 e Nova Vitória, e em julho seguiu para o Novo Horizonte, Gravatá, Verde Horizonte e Gleba B.
Em agosto, até o dia 9, aconteceram mais duas edições na sede, nos bairros Camaçari de Dentro e Jardim Brasília. Após pequena parada para a manutenção mecânica preventiva do caminhão customizado, a Sesp retoma o trabalho inaugurando nova fase do projeto, agora na costa do município.
Caso o cidadão queira se informar acerca de algum aspecto do Projeto Cata Bagulho, a pasta mantém ativo o canal de comunicação Disque Limpeza Urbana. O número de contato é o (71) 99951-0191, exclusivamente através de mensagem de texto via aplicativo WhatsApp.