Prefeitura lança Programa Camaçari Voluntária e inscreve para diversas áreas

0
Compartilhe:

Com vistas ao incentivo do serviço voluntário nas mais diversas áreas da administração pública direta e indireta, a partir da doação de tempo e habilidades profissionais de pessoas residentes no município, a Prefeitura de Camaçari lançou, nesta quarta-feira (24/4), o Programa Camaçari Voluntária.

Coordenador do programa, o vice-prefeito José Tude explicou que a iniciativa foi criada em 2019, mas o início dos trabalhos precisou ser adiado em decorrência da pandemia da Covid-19. “Na época, tivemos uma adesão muito boa, quando cadastramos 280 voluntários, mas não conseguimos seguir adiante. Porém, hoje, estamos retomando esse importante projeto e contamos com a participação da população e dos secretários municipais”, destacou.

Com relação às vantagens que os voluntários podem adquirir no exercício das atividades não remuneradas, prestadas espontaneamente sem vínculo empregatício e sem encargos trabalhistas, previdenciários ou afins, o vice-prefeito ressaltou que, “um dos benefícios é ter no currículo a comprovação do trabalho voluntário, porque no fim, cada participante vai receber certificado. Além disso, para aqueles que ainda estiverem estudando, as instituições de ensino podem aproveitar as horas trabalhadas para compor a carga horária de atividades de estágio curricular. E para os que participam de concurso público, o tempo dedicado ao serviço voluntário conta como ponto na prova de títulos”, explicou.

Vale lembrar que o Programa Camaçari Voluntária foi criado pela Lei Municipal n.º 1.589/2019, regulamentado pelo Decreto Municipal n.º 7.168, fundamentada na Lei Federal n.º 9.608/1998. Entre as determinações legais estabelecidas, está que o cadastramento dos interessados deve ser feito pelo Gabinete do Vice-prefeito (Gavip), que funciona nas instalações da Casa do Trabalho, situada à Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), s/n, Centro.

As inscrições para participar do programa, onde o interessado deve ter idade acima de 18 anos, podem ser feitas de forma on-line, através deste link; ou presencialmente, no Gavip.  

Ainda conforme a legislação vigente, farão parte das informações do cadastro, dados pessoais, tais como nome, endereço, estado civil, profissão, telefone, CPF, RG, grau de instrução, área de interesse, períodos ou dias disponíveis para o desenvolvimento do voluntariado, bem como o número de horas disponíveis para as atividades.

Foi através da inscrição on-line que Sanny Calazans, 45 anos, moradora do bairro Gleba C, se apresentou para atuar como técnica de enfermagem na Secretaria da Saúde (Sesau). Ela, que vê a oportunidade como necessária para ampliar os conhecimentos na área, comentou que, “este é um momento de adquirir ainda mais experiências profissionais, pois poderei aprender mais sobre o cotidiano de um posto de saúde, mas também é ocasião para servir a população, dando um pouco de mim para eles, com todo amor e carinho”.

Consciente da importância do voluntariado para a comunidade, Eglaise Ribeiro, 47 anos, residente no bairro Camaçari de Dentro, que também é técnica de enfermagem, destacou que, “experimentei o trabalho voluntário há muitos anos e vivi momentos que me marcaram muito. Com certeza, além do crescimento profissional, amadureci muito enquanto pessoa”.

Eglaise Ribeiro também comentou sobre a simplicidade do processo para ingressar no Camaçari Voluntária, e afirmou que, “todo processo é fácil e rápido. Fiz a pré-inscrição pelo Portal da Prefeitura e depois vim aqui apresentar meus documentos pessoais. Pouco tempo depois, fui chamada e estou aqui com meu crachá, pronta para trabalhar e dar o melhor de mim”.

Para outras informações sobre o Programa Camaçari Voluntária o interessado pode ligar para o número (71) 3622-7350.

Foto: Jean Victor–

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui