Como parte das comemorações do aniversário de 264 anos de emancipação política de Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo inaugurou nesta quinta-feira (8/9), dois equipamentos importantes da área da saúde para a população. O Centro Especializado de Atendimento Social ao Usuário do SUS (CEASUS) e a nova sede do Programa de Medicamentos Excepcionais (PDME), que passam a funcionar na Rua Goiás, Centro, em frente à Secretaria da Mulher (Semu).
O gestor do município relembrou o caos que encontrou a saúde da cidade, e o trabalho realizado desde o início da gestão para fortalecer, principalmente, a Atenção Básica, e disse realizar um sonho com a entrega do CEASUS e o PDME. “Hoje estamos entregando a central que irá concentrar todo tipo de benefício da saúde que podemos ofertar à população. Além disso, com a mudança do PDME para este local, vai facilitar a vida dos usuários que precisam do serviço”, finalizou o prefeito.
De acordo com o secretário da Saúde, Elias Natan, o centro irá ajudar na integralidade da assistência à saúde dos usuários. “Muitos dos nossos usuários às vezes não têm condições de adquirir o remédio ou uma fórmula especial, ou fralda, cadeira de rodas ou órtese e próteses, e agora, com nossa Central de Benefícios, toda essa dinâmica será centralizada aqui, num local de fácil acesso à população”, ressaltou Natan.
O secretário também salientou sobre a inauguração da nova sede do PMDE, que funcionará ao lado do CEASUS, e que o equipamento, a partir de agora, está em um local mais acessível para quem precisa adquirir medicações que não fazem parte da relação municipal de medicamentos. Atualmente, 1.100 pacientes já estão cadastrados no sistema.
Segundo Andréia Dias, coordenadora da Assistência Farmacêutica, o PDME é um benefício importante, porque em outros municípios, quando o usuário necessita de medicamento que não é incorporado ao SUS, o paciente precisa judicializar. “Aqui em Camaçari é diferente, o paciente não fica sem tratamento, a gente avalia quais são as opções disponíveis no SUS, se tiver para o paciente a gente encaminha, ou até compra o medicamento por Camaçari”, disse.
Com a chegada do CEASUS, a Prefeitura, através da Sesau, fornecerá, de forma integrada, benefícios da rede pública de saúde aos pacientes. “Quem tiver a necessidade de benefícios, como fraldas descartáveis, óculos, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cama hospitalar, oxigenoterapia, suplementação alimentar, sondas, entre outros, poderão conseguir através do centro. Contudo, é importante reforçar que para ter acesso, o paciente precisa ser encaminhado a partir da Atenção Básica ou dos Centros Especializados”, afirmou Amanda Rouse, coordenadora do Centro.
O CEASUS e o PDME funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Foto: Tiago Pacheco