A realização de uma aula pública marcou a entrega do fardamento aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. A ação, bastante celebrada por toda comunidade escolar, aconteceu na Escola Municipal Denise Tavares, localizada na Avenida Tupinambás (antiga Radial C), no bairro Gleba B, na sexta-feira (26/4).
Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), além do fardamento completo, os estudantes também receberam o kit com materiais pedagógicos, além de casaco e guarda-chuva. O ato de entrega acontece em paralelo ao trabalho de distribuição, que ocorre nas demais escolas, contemplando todos os alunos da rede.
Ao realizar a distribuição do material e do fardamento, a secretária da Educação, Neurilene Martins, afirmou que a ação é resultado do compromisso da administração pública municipal com a educação, bem como da sensibilidade para compreender que, além dos desdobramentos pedagógicos, as entregas também têm natureza social. “Chega a hora de abraçar as famílias, que são também os nossos estudantes. Escolhemos exatamente esse público pra dar o abraço e celebrar as entregas, sendo esta também uma oportunidade de promover novas aprendizagens”, comentou.
O evento marca a retomada dos ciclos de Aulas Públicas na EJA, com a abordagem de temáticas que dialogam com a cidadania e o autocuidado. Nesta edição, o tema da aula foi Saúde e Bem-Estar e reuniu cerca de 400 alunos oriundos de oito escolas localizadas na sede.
A aula foi ministrada pela pedagoga Ester Santos, técnica de referência do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS – AD), que ressaltou a importância de trabalhar essas temáticas com a comunidade no ambiente escolar. “É sobre se relacionar bem consigo e com os outros, sobre estar sempre cuidando da saúde do corpo e da mente”, pontuou.
Entre os alunos, o clima era de animação e de alegria por receber os materiais, que são itens essenciais para um aprendizado pleno durante o ano letivo dos estudantes. O que ficou evidente no depoimento do pedreiro Erivaldo Cruz, 39 anos, estudante da referida unidade de ensino. “Achei muito legal a realização da aula pública, com a entrega do material e do fardamento, pois isso nos deixa ainda mais motivados a buscar conhecimentos. Já tinha muito tempo sem estudar e receber esse incentivo me deixa ainda mais decidido a continuar. Agradeço a Deus e a todos os envolvidos nessa entrega”, avaliou.
O aposentado e estudante José Ferreira, 74 anos, também comemorou a entrega e aprovou as orientações transmitidas na aula. “Nunca tive uma oportunidade como essa, de estudar, e ainda receber material escolar e farda, com casaco e também guarda-chuva. Sou muito grato por tudo isso”.
A entrega do fardamento, bem como dos kits pedagógicos, segue nas demais escolas, contemplando todos os estudantes de todas as etapas da educação pública municipal. Além dos alunos da EJA, acontece ainda para os da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.
Foto: Jean Victor