Atenta ao aumento da busca por Camaçari como destino turístico durante a alta estação, a prefeitura ampliou em 30% os roteiros de coleta domiciliar na sede e na costa. A ação preventiva acontece por conta do planejamento conjunto entre a Coordenação de Limpeza Pública da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), e a Naturalle Tratamento de Resíduos.
De acordo com a Sesp, em áreas como Abrantes, Jauá e Arembepe a frequência da coleta diária domiciliar teve que ser dobrada, desde as festas de fim de ano. Anteriormente, realizada por dois carros, duas vezes ao dia, o serviço passou a ser executado por quatro veículos, realizando duas viagens, cada, de segunda-feira a sábado.
Outra demanda crescente foi a de coleta realizada em condomínios, como por exemplo, em Guarajuba e Barra do Jacuípe, que o volume dos contêineres de resíduos domiciliares aumentou de 5 metros cúbicos (m3) para 20 m3 de capacidade, cada.
Durante o período de Carnaval, também serão disponibilizadas caixas de 20 m³ em locais de grande geração de resíduos. Em função disso, caminhões tipo caçamba Roll On Roll Off passam a fazer o transporte do material até o aterro sanitário municipal, em substituição aos veículos compactadores.
Segundo a Naturalle, empresa responsável pela execução da limpeza urbana no município, caminhões de poda também tiveram sua produção dobrada. Técnicos da empresa reajustaram o número de viagens em função da atual demanda.
Na sede, o horário da coleta acontece no período noturno, iniciando o trabalho às 19h30. Enquanto que na costa, o serviço começa às 6h30. Caso o cidadão perca a hora do veículo da coleta, deve acondicionar o material produzido de forma segura e aguardar até a circulação do próximo itinerário para fazer o descarte.
Caso necessário, o cidadão deve entrar em contato com a Sesp por meio do Disk Limpeza Pública, disponível pelo número WhatsApp (71) 99951-0191. As demandas devem ser passadas exclusivamente por mensagens de texto, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.