A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), anunciou o processo seletivo interno para as funções de diretor e vice-diretor escolar, no âmbito da Rede Pública Municipal de Camaçari, que ocorre em cumprimento à nova Lei Federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) n.º 14.113/2020. Ao fazê-lo, o município avança no cumprimento de mais uma das condicionalidades para o recebimento da complementação VAAR – Valor Aluno Ano por Resultados.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, evidencia os esforços da administração pública municipal para atender as condicionalidades previstas na nova Lei do Fundeb. “São condições que dialogam com a gestão democrática, frequência escolar, educação equitativa, currículo formativo e colaboração entre as esferas administrativas. O município vive um movimento de constantes aprimoramentos que o credencia para a contemplação do VAAR, possibilitando mais e mais avanços na rede”, comentou.
O chamamento para inscrição dos interessados, pertencentes ao quadro do magistério
público municipal de Camaçari, acontece por meio da Portaria n.º 20/2023, disponibilizada na edição n.º 2239 do Diário Oficial do Município (DOM), publicada na última terça-feira (26/09). Conforme o documento, a proposição do processo seletivo interno para provimento do cargo ou função de gestor escolar, a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar, dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho, já está em andamento. As inscrições iniciaram na quarta-feira (27/9) e seguem até o dia 31 de outubro.
O processo seletivo interno será composto pelas seguintes etapas: prova escrita, entrevista com análise curricular e formação em gestão escolar e liderança educacional. A previsão de divulgação do resultado final é em 28 de junho de 2024. O cronograma completo, bem como as demais especificidades, orientações e informações úteis, pode ser consultado através deste link.