Na manhã da quinta-feira (3/8), o prefeito Elinaldo Araújo reuniu a diretoria da Secretaria de Saúde (Sesau) para, além de avaliar as ações da pasta desenvolvidas até o mês de julho, monitorar as iniciativas em desenvolvimento atualmente, discutir o planejamento para as ações que ainda acontecerão este ano. As intervenções na nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança, a licitação das obras no PA Nova Aliança e a reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Centro, também foram pauta da reunião.
Para o prefeito, a pauta da saúde tem sido uma prioridade desde o seu primeiro mandato. “Encontramos uma saúde em completo caos, com quase 100% das unidades de saúde em condições insalubres de atendimento e trabalho, estoque de medicamento abaixo de 15%, além de equipes de saúde incompletas na maioria dos postos de saúde. Com coragem e empenho, junto com o secretário Elias Natan e sua equipe, fomos pra cima e conseguimos mudar essa situação. Porém, a saúde é muito dinâmica. A todo instante surgem novos desafios. E por isso, me reúno constantemente com a equipe para avaliar nossas ações”, ressaltou o prefeito.
Para o secretário da Saúde, Elias Natan, o apoio inconteste do prefeito Elinaldo tem feito toda a diferença nos avanços na saúde municipal. “Com esse apoio nós conseguimos requalificar todas as unidades de saúde da costa de Camaçari e quase 80% das unidades da sede; mudamos o Caps I para uma nova sede; implantamos o Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC) com UPA e Policlínica; inauguramos o Multicentro de Monte Gordo e as novas bases do SAMU; o novo PA Arthur Sampaio, em Abrantes; inauguramos o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM); fizemos mais de 900 cirurgias no mutirão, em 2018; criamos o Sesau Fila Zero, com a realização de mais de 280 mil procedimentos e 3.800 cirurgias até aqui, atendendo mais de 100 mil pessoas; dentre outros. Esses são apenas alguns dos avanços. E tudo isso foi fruto de reuniões de planejamento como essa”, pontuou.
O subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, destacou que, “a tônica principal da reunião foi avaliar, monitorar e planejar ações para seguirmos avançando no serviço de saúde. Sabemos que muito já foi feito, mas ainda temos muitos desafios para vencermos e ofertarmos serviços de saúde que atendam a demanda da nossa população. É nessa busca que temos trabalhado incessantemente”.
Foto: Tiago Pacheco