Para fazer um intercâmbio entre os municípios de Camaçari e Vitória da Conquista, o prefeito Elinaldo Araújo recebeu na manhã desta segunda-feira (12/7) o secretário do Desenvolvimento Social, Michael Farias. Na pauta, a experiência em relação ao Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Escuta Protegida, a qual a cidade do sudoeste baiano é modelo no estado.
O prefeito Elinaldo Araújo agradeceu a presença do secretário de Vitória da Conquista e falou sobre a intenção do governo. “Em termos de serviços o que está faltando aqui é o local, vamos colocar no papel e definir. É uma vontade sim do nosso governo e espero ir, em breve, poder visitar e conhecer o sistema de lá”.
“Vitória da Conquista vem até aqui trazer a sua experiência na implementação de escuta protegida de crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, ampliando os atores para fortalecimento dessa pauta em todo o estado da Bahia. E, para nós, Camaçari é um município estratégico, considerando seu potencial de crescimento e a importância que ele tem no contexto de todo estado”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social, Michael Farias. Ele também destacou o envolvimento da gestão em torno do tema da infância e da adolescência.
O encontro contou com a participação de secretários municipais e de vereadores. Na oportunidade, o secretário de Vitória da Conquista contou como foi o processo de implantação da Escuta Protegida e do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na abordagem, foram tratados detalhes desde a composição até a estrutura física, apontados erros que os municípios têm no processo, a mudança cultural necessária, dentre outros.
A coordenadora do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) e servidora da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Janete Ferreira, falou sobre a presença de Michael Farias, “ele é especialista nessa questão do Fluxo Integrado de Atendimento a Criança e Adolescente. A ideia é que Camaçari seja o segundo município da Bahia a ter o Centro Integrado. Então, esse modelo para gente é muito importante porque vai conseguir dar agilidade a muitas questões voltadas para a violação de direitos, com base no Sistema de Garantia de Direito para Políticas da Criança e do Adolescente, que consta no PMIA (Plano Municipal para a Infância e à Adolescência)”.
Estavam presentes os secretários de Relações Institucionais, José Matos, da Saúde, Elias Natan, do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, da Cultura, Márcia Tude, do Turismo, Cristiane Bacelar, do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, e da Educação, Neurilene Martins. Do executivo, participaram do encontro, Júnior Borges, Dilson Magalhães Jr. e Flávio Matos.
Um segundo momento será realizado com a rede de proteção, um total de 50 pessoas, que é o permitido pelo decreto, às 14h30, na Casa do Trabalho. Essa é uma ação do GTC da 7ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) da Fundação Abrinq, em conjunto com o Grupo de Trabalho do Plano Municipal para a Infância e à Adolescência (GT-PMIA).