Basta dar um passeio pelas regiões da Via da Cascalheira, Jorrinho sentido à Costa de Camaçari para perceber que as trilhas e ruas já não são mais as mesmas, em especial nos finais de semana. São homens e mulheres pedalando em grupos, família, dupla ou sozinhos buscando saúde e lazer em suas, inseparáveis, bicicletas.
Nos últimos dois anos, o ciclismo vem crescendo no município de forma a se tornar uma das práticas esportivas mais atrativas e comuns entre as pessoas que desejam não somente uma vida saudável, mas o equilíbrio emocional e psicológico.
“O pedal foi crescendo mediante a pandemia, foi um meio também que as pessoas encontraram para tirar o estresse, ter uma vida saudável. Teve gente até que estava entrando para um quadro depressivo e depois que foi para o pedal se recuperou 100%”, afirma Cristiane Ramos, funcionária pública, integrante dos grupos de ciclistas da Costa de Camaçari
Saúde
Corpo são, mente são. A frase reflete diretamente aos benefícios da prática do ciclismo. Os profissionais da saúde revelam que os passeios em bikes ajudam no emagrecimento, melhora a resistência muscular, reduz o colesterol, aumento o fôlego, controla a glicemia no sangue, regula a pressão arterial, elimina as toxinas do corpo; rejuvenesce; previne más condições da saúde mental, entre outros.
Crescimento
Além dos benefícios com a saúde, a prática do ciclismo é realizada ao lar livre e permite o contato direto com a natureza por meio de trilhas e lugares de paisagens encantadoras como rios e praias, um dos chamariz para este período de pandemia.
O aumento no número de adeptos do ciclismo foi evidenciado nas vendas e até mesmo na falta de peças e de acessórios no mercado.
Segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), em 2020 houve um crescimento de 118% nas vendas de bicicletas em relação ao ano anterior.
Pesquisa realizada pela plataforma de vendas Semexe mostrou que 89% dos esportistas ouvidos acreditam que pedalar ao ar livre é mais seguro que exercícios na academia, e 72% pretendem incorporar mais vezes a bicicleta como atividade de lazer na sua rotina mesmo após serem vacinados.
“Hoje na Costa de Camaçari, a gente tem o Rota 99, o Rota Kids, o Litoral, o Resenha; e na Sede temos vários outros, todos seguem roteiros pelo menos duas vezes ao mês seja por trilhas ou asfalto, todos com acessórios, equipamentos e cuidados, seguindo sempre os protocolos sanitários”, revelou Cristiane Ramos.
Carluze Barper – Jornalista