Atendendo ao Requerimento No 033/2023, de autoria da vereadora Professora Angélica (PP), foi realizada, na tarde desta sexta-feira (10/11), na Câmara Municipal de Camaçari, Sessão Especial para entrega de títulos e honrarias. Autoridades políticas, personalidades da área cultural e líderes religiosos estiveram entre os homenageados.
Presidindo a atividade, a vereadora Professora Angélica abriu os discursos ressaltando a importância de homenagear quem, de fato, faz algo pela cidade. “A própria Bíblia diz “Dai honra a quem tem honra”. E, por isso, essas pessoas foram convidadas, porque honram o nosso município e a população. Eu sempre digo que homenageio e dou título a quem realmente fez algo pelo povo de Camaçari, pois não sou uma sigla, sou povo e é por isso que recebo essas pessoas aqui hoje na Casa Legislativa, porque elas merecem ser honradas”, disse.
A baiana de acarajé, produtora cultural e mestra de samba de roda, Joseane Batista, foi a primeira a ser homenageada com a honraria Mulher Destaque. “Precisamos do apoio da comunidade e dos órgãos governamentais para que a cultura do samba de roda não morra, porque ela ensina muito, tem critérios e regras. Então, eu como mestra de samba chula, estou muito feliz por defender essa cultura e manter a nossa Associação Egbè Cultural Senzala do Samba. E se não fosse através do Samba Chula Filhos de Oyò e por essas pessoas que se juntam por amor ao samba, eu não estaria aqui hoje sendo homenageada”, ressaltou.
O grupo Som do Timbal fez uma pequena apresentação no plenário para mostrar o trabalho musical e social realizado por Carlos Douglas Barbosa Pereira, que recebeu o Título de Cidadão Camaçariense. “A primeira palavra é gratidão a Deus, pela força e por minha família. Sou grato também pela construção daquele monumento, aquela ferramenta chamada Casa da Criança e do Adolescente que transformou e transforma vidas. Eu sou fruto daquele importante equipamento”, disse emocionado.
Também recebeu o Título de Cidadão Camaçariense o deputado federal João Leão, por contribuir com o desenvolvimento de Camaçari. Dentre os feitos em favor do município, um destaque é a chegada da água para a comunidade Quilombola da Cordoaria. “É uma honra muito grande receber esse título e a minha responsabilidade agora aumenta sobre essa terra. Camaçari é uma terra de bravos guerreiros e hoje esse município adquire mais um filho para brigar por ela”, exaltou o político.
Foi entregue ainda a Medalha Marquês de Abrantes ao pastor Adiel Rabelo da Silva, pelo trabalho social e religioso realizado em sua comunidade. Já o presidente da Subseção da OAB Camaçari, Eduardo Requião, e os mestres Petróleo, Ligeirinho e Neguinho foram também homenageados pelos importantes serviços para o bem comum e para o desenvolvimento social, educacional e cultural do município. O vice-prefeito José Tude também recebeu uma homenagem durante o evento.