Estão em plena atividade as aulas do curso de empreendedorismo digital e geração de renda, da primeira turma voltada aos permissionários do Mercado Municipal de Monte Gordo. A iniciativa, que é mais uma etapa do Programa Qualifica Turismo, atende a 20 profissionais do equipamento público, que passou por obras de requalificação e foi reinaugurado recentemente. Promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), a capacitação acontece por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
De acordo com o cronograma, durante o curso os alunos conhecerão metodologias e estratégias de vendas voltadas para o ambiente da internet. Entre os conteúdos que devem ser aplicados ao longo do curso, estão: mitos sobre empreendedorismo digital, passos para iniciar o negócio no ambiente digital, plano de ação de marketing, 4 Ps do marketing digital, introdução ao Canvas, entre outros.
Gratuita, a formação tem carga horária de 20 horas, com duração de cinco dias. As aulas são ministradas na sede da Setur, localizada no 2º andar do Guarajuba Shopping, situado na Alameda Monte das Dunas, Km 42 da Estrada do Coco (BA-099), em Guarajuba. Por meio do Qualifica Turismo, serão capacitados 120 permissionários em diversas áreas, conforme segmento comercial de atuação, com foco no setor turístico local.
Acompanhando de perto os trabalhos, a gestora da Setur, Lúcia Bichara, transmitiu palavras de incentivo para o grupo, reforçando a importância da qualificação, principalmente para o atendimento ao turista. Em tempo, a gestora da pasta destacou que a atividade turística no município tem se fortalecido cada vez mais e, com a entrega dos novos mercados de Monte Gordo e Barra do Pojuca, a região vai atrair cada vez mais visitantes. “Em breve, ambos os equipamentos estarão em plena atividade, dispondo de novas estruturas, mais modernas e atualizadas. Deste modo, os permissionários também precisam se atualizar. Nosso objetivo é fazer com que as vendas aumentem, e que os profissionais produzam mais e sejam felizes. Nosso entendimento é que, à medida que nos capacitamos melhor nos tornamos”, pontuou a secretária.
Ao explicar sobre a importância do curso, o professor de Ensino Profissionalizante do Senac, Edmilton Lafene, destacou que, “eles já têm expertise como microempreendedores e, a partir daqui, vão adquirir mais conhecimento para ampliar e agregar às vendas, saindo do físico para o digital”. Com relação às novas oportunidades, que podem surgir depois da capacitação, o instrutor, frisou que, “este é um momento de lançarmos as sementes do conhecimento, e cada um vai fertilizar conforme a sua necessidade”.
A comerciante Francisca Rodrigues, 64 anos, que atua no mercado municipal há mais de uma década, participa pela primeira vez de um curso voltado para o desenvolvimento do seu negócio. Esperançosa sobre os resultados de tudo o que vai aprender, comentou que, “trabalho com venda de bebidas e petiscos, e sei que posso divulgar melhor meu bolinho de peixe, por exemplo”. A permissionária aproveitou para deixar uma mensagem para os colegas que ainda não se inscreveram para participar da capacitação. “A gente tem que se modernizar e acompanhar o ritmo do mercado. Porque não dá pra ficar atrasado”, enfatizou.
O Programa Qualifica Turismo foi lançado pelo governo do estado, em 2023, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Foto: Tiago Pacheco