Permacultura é tema de oficina no Horto Florestal

0
Compartilhe:


Dando continuidade às atividades de educação ambiental, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou mais uma oficina no Horto Florestal Linaldo da Silva. Desta vez, o tema abordado foi Introdução à Permacultura. Destinada a todas as pessoas que gostam de pôr as mãos na terra e tirar dos ciclos da natureza o seu melhor, a atividade foi conduzida pelo coordenador de Planejamento Ambiental (CPA) da pasta municipal, Gilberto Campos.

 “A permacultura é uma filosofia de vida, baseada na ética de cuidar do planeta Terra, das pessoas e trabalhar na divisão e distribuição de excedentes. Estamos aqui hoje, para fazer a introdução deste processo, sensibilizando as pessoas em relação a este momento que a gente vive, de mudanças climáticas, de mudança e respeito ao outro”, explicou Gilberto durante a oficina, realizada na última terça-feira (18/4).

Moradora da comunidade de Lagoa Seca, na zona rural, Luciana Lima achou esclarecedora a oficina. “Esse encontro me fez olhar a minha propriedade de maneira diferente. Me fez perceber que qualquer coisa que eu vá fazer lá, eu possa levar em consideração o lado que nasce o sol, a questão da água, do terreno plano. A gente tem mania de fazer as coisas sem olhar direito, e aí fica tudo tumultuado. Eu gostei muito e estou levando daqui muito conhecimento”, destacou.

Já para a moradora de Lauro de Freitas, Taionara Jesus, a atividade foi avaliada como de relevância. “Foi um curso de grande importância. O assunto foi muito bem explicado, deixando clara a necessidade de antes de construirmos, planejar, fazer o mapeamento do local, analisar as condições do relevo, da localidade, as necessidades do local. Aprendi muito!”, salientou.

Frequentadora de algumas oficinas de capacitações ambientais já promovidas pela Sedur e moradora de Lagoa Seca, Ana Cristina Dultra, reforçou a importância dos encontros. “Eu participei da oficina da semana passada aqui, e soube desta de hoje e me interessei. Voltei e fiquei admirada com todo o conteúdo apresentado. Já conhecia o termo, mas não sabia do que se tratava. Fiquei surpresa com tudo que ouvi hoje. Os tópicos abordados capacitam e agregam conhecimento não só na área rural como na cidade”, finalizou.

O termo permacultura surgiu na década de 1970 com o objetivo de apresentar um novo método de interação com o ambiente, que engloba conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento de ecossistemas mais harmônicos e responsáveis. Os três pilares da permacultura são: cuidar da natureza: zelar pelos recursos naturais; cuidar das pessoas: a vida social em harmonia, em conexão com a natureza; e partilha justa: criar um sistema de compartilhamento do excedente.

Foto: Divulgação

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui