Desde o começo da pandemia da Covid-19, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari adequou a forma de atendimento das unidades de saúde do município. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, todas as unidades Básica de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), além do atendimento de rotina e consultas agendadas, também fazem o atendimento por demanda aberta de pacientes sintomáticos gripais e pequenas urgências.
O secretário da Saúde, Elias Natan, ressaltou que a medida acontece para desafogar as unidades de urgência e emergência. “Os pacientes sintomáticos e com demanda espontânea para pequenas urgências, ou seja, que não têm agendamento, podem se dirigir para as unidades de saúde que eles receberão este atendimento. E se for um quadro mais grave, com certeza serão encaminhados para os prontos atendimentos”, explicou o gestor.
Assim como Salvador e outros municípios brasileiros, Camaçari passa por um pico de atendimento nas unidades de urgência e emergência em decorrência de uma síndrome gripal ainda em investigação. “Acreditamos que seja a Influenza, mas estamos aguardando do Lacen o resultado dos exames que a Vigilância Epidemiológica enviou. De imediato, o que precisamos é manter o uso da máscara e lavar as mãos sempre com sabão ou higienizar com álcool em gel, além de evitar aglomerações”, afirmou Elias Natan.
Para dar maior assistência ao atendimento pediátrico, a Secretaria da Saúde ampliou em mais uma equipe a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica. “Mesmo com essa ampliação, pedimos que ao surgimento de sintomas gripais, os pais levem primeiro os filhos na unidade de saúde do bairro. Lá, será feita a primeira avaliação médica. E, se necessário for, a criança será encaminhada para UPA Pediátrica, onde terá um atendimento mais específico. Digo isso nos casos de sintomas gripais”, explicou o secretário da Saúde.
A Sesau informa que está planejando novas ações de enfrentamento contra esta síndrome gripal, que serão adotadas nos próximos dias.