Parceria Senai-Braskem formou 80 jovens com cursos profissionalizantes

0
Compartilhe:

Oitenta jovens dos municípios de Camaçari e Dias d’Ávila, dentro da faixa etária de 18 a 25 anos, integraram a turma de formandos do Programa de Qualificação Profissional promovido pela Braskem, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com formações para Pintor Industrial, Montador de Andaimes e Caldeireiro de Manutenção, a solenidade, que contou com a presença do vice-prefeito, José Tude, aconteceu na tarde desta sexta-feira (21/7), na unidade do Senai de Camaçari, no bairro Jardim Limoeiro.

Com cursos que variaram entre 160 a 256 horas de formação, em seu conjunto, o programa teve como objetivo, qualificar pessoas para ocupar postos de trabalho no segmento industrial, de acordo com Sérgio Martins, gerente da Regional Metropolitana do Senai. “Visamos a formação de pessoas para que elas possam estar qualificadas e ingressar no mercado de trabalho. Foram três cursos voltados para a indústria, em virtude da crescente demanda que está existindo por profissionais com essas competências, e a dificuldade de obter, no mercado, pessoas com esse perfil devidamente qualificado”, explicou.

Manuela Assun, 19 anos, moradora do bairro Verdes Horizontes, foi uma das estudantes contempladas pela iniciativa. “Foi uma seleção muito concorrida, principalmente pra nós mulheres, que estamos nos encaixando, aos poucos, na indústria”, reconheceu a formanda do curso de caldeireiro de manutenção. Manuela destacou, também, o fato de ter recebido, ao longo de todo o curso, o acompanhamento de uma professora mulher. “Isso estimula a gente, enquanto mulheres, a se unir cada vez mais pra gente poder conquistar, aos pouquinhos, o nosso espaço”, destacou a estudante, animada com o número de colegas que, como ela, foram qualificadas pela formação.

Renata Bley, diretora de Relações Institucionais da Braskem, disse se identificar com os jovens formandos, uma vez que teve que se esforçar muito para se desenvolver na vida. “Não nasci em família rica, comecei a trabalhar com 14 anos”, declarou, apontando o esforço como um dos principais motores para o crescimento profissional. “Queria que se mantivessem orgulhosos, porque é mérito de vocês, que conseguiram chegar até aqui com um alto grau de aproveitamento”, disse, declarando que tem trabalhado para maximizar a possibilidade de reter os talentos, ali formados.

O vice-prefeito José Tude, satisfeito em razão da cerimônia, orientou os estudantes a seguirem se qualificando. “Não parem nessa formação, é preciso não estacionar! Pensem sempre em seguir adiante”, declarou, orientando os recém-formados a seguirem na trilha do constante crescimento. Para Tude, os jovens tiveram uma grande oportunidade ao terem passado pelo programa. “Estão aqui, também, fornecedores da Braskem e de outras empresas do Polo Industrial, e que vão acompanhar esses jovens, que poderão sair daqui com seus empregos garantidos”, observou o edil.

Foto: Jean Victor

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui