Com objetivo de mobilizar e fomentar a economia do município, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), e da empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), participou nesta segunda-feira (10/4), do lançamento do Plano de Ação Territorial (PAT) da Economia Circular, Promovido pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador.
O projeto, que no município é encabeçado pela Setur, se dá através de ações de fomento, capacitação de mão de obra, formalização de parcerias com a iniciativa privada e atividades conjuntas de promoção do turismo. Desta vez, está pautado na formação e capacitação dos catadores de materiais recicláveis e incorporação de inovações tecnológicas que, concomitantemente, atendem aos pilares da política Ambiental, Social e de Governança (ASG).
Para a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, a chegada do PAT vai estreitar ainda mais o laço da cidade com a instituição financeira. “O Banco do Nordeste e o município de Camaçari já têm uma relação há algum tempo, de 2021 a 2023 foram injetados cerca de R$ 300 milhões na economia de Camaçari através das atividades diretas e indiretas do turismo, e agora o Prodeter, através da Economia Circular, vai gerar desenvolvimento para a nossa gente, cuidando de pessoas com o trabalho junto à associação de catadores”.
De acordo com o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, é de extrema importância que Camaçari mostre o trabalho que realiza na área de reciclagem. “É um desafio para nós, trabalhar para que reconheçam que Camaçari tem a vocação para desenvolvimento dessa área, para potencialização dos catadores, do social a partir da reciclagem. Então nós temos dialogado com o Banco do Nordeste para o Prodeter acontecer forte em Camaçari, através da Economia Circular”, disse o gestor da empresa.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Diego Rocha, explica a importância da disseminação do primeiro PAT de economia circular do Banco. “A parceria com o município de Camaçari já tem alguns anos, e desta vez, no lançamento do PAT, vamos mobilizar os atores, que vai desde o catador até a indústria, que são responsáveis pela geração de emprego e renda, dentro do segmento de reciclagem. Com esses atores vamos identificar os gargalos e prover soluções através do plano de ação”, relatou.
Além da gestão municipal de Camaçari, fazem parte do projeto, as prefeituras de Salvador, Mata de São João, Simões Filho e Lauro de Freitas; Unesco Sost – Transcriativa; Fundação José Silveira; Braskem; Carbongreen; Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Governo do Estado da Bahia; Central Única das Favelas (CUFA); Sebrae e cooperativas de tratamento de resíduos sólidos.
Participaram também do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Flávio Matos, e o diretor comercial da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), Jeronimo Bispo.
Foto: Josué Silva