Palestra e apresentações culturais marcam o Dia do Conselheiro Tutelar em Camaçari

0
Compartilhe:

Apresentações culturais e uma belíssima palestra sobre a importância do serviço prestado pelo Conselho Tutelar à comunidade, marcaram o evento de celebração pelo Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, realizado nesta sexta-feira (18/11), no Teatro Alberto Martins, no centro da cidade.

Além dos conselheiros, o evento reuniu autoridades do município, estudantes, membros da sociedade civil e de outras entidades, a exemplo dos conselhos municipais de Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camaçari (CMDCA). As apresentações culturais ficaram por conta da Banda Mirim e do grupo da oficina de capoeira da Casa da Criança e do Adolescente, equipamento que integra a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

A titular da Sedes, Reni Oliveira, prestigiou o evento. “Hoje viemos para homenagear os conselheiros tutelares, pois sabemos a importância e a grandeza do trabalho que eles fazem todos os dias no município. Quero reiterar o compromisso da gestão e dizer que temos vontade e motivação para avançar ainda mais”, falou.

Coordenadora do Conselho Tutelar da sede, Carla de Jesus falou sobre o intuito da iniciativa. “Esse é um momento de grande relevância para nós, porque todos os dias lidamos com as muitas situações difíceis que fazem parte da nossa função, e hoje, neste momento de homenagem, é um dia que nos sentimos privilegiados, reconhecidos e valorizados pela sociedade”, disse.

O vice-presidente do CMDCA, Hilton Alves, destacou que a data em questão é uma homenagem especial, mas também uma forma de buscar mais reconhecimento. “Nós, enquanto sociedade, precisamos reconhecer a importância desses servidores, não só com festa, mas também garantir o direito deles de desenvolver suas atividades com mais qualidade. Precisamos valorizá-los como um todo”, enfatizou.

A palestrante Sara Andrade, que é servidora pública, pedagoga e especialista em Gestão Pública, falou da parceria que precisa existir entre a sociedade e o conselho. “Toda essa cidade precisa ter um olhar atento, voltado para as nossas crianças e adolescentes. Então, mais importante do que reconhecer o Conselho Tutelar como algo legítimo da cidade, é participar do processo junto com eles”, falou.

Vinculado à Sedes, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado, pela sociedade, de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Em Camaçari, existe o Conselho Tutelar da sede e o da costa.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui