Nesta terça-feira (31/10), representantes de diversas pastas da gestão municipal se reuniram para discutir e construir um plano de ação para a Operação Verão na Costa de Camaçari. O encontro aconteceu na sede da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) e teve como proposta dialogar, com parte do secretariado municipal e equipe técnica, sobre a construção de um plano de ação coletiva, a fim de garantir que a temporada de veraneio no município seja organizada, acolhedora e segura.
Na ocasião, também foram tratadas questões relacionadas ao ordenamento e limpeza das praias, transporte público, medidas de combate à poluição sonora, melhorias e manutenção das vias urbanas, ações que visam o fortalecimento da economia local, dentre outros quesitos que envolvem as potencialidades de atração turística e cultural de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca, Guarajuba, Monte Gordo e Itacimirim.
Durante a reunião, Helder Almeida, diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e mediador da discussão, enfatizou a importância do planejamento antecipado para proporcionar uma experiência acolhedora tanto para visitantes quanto para os moradores locais. “Ordenar a costa para receber os turistas não se trata apenas de logística, mas é um compromisso com a preservação da autenticidade de cada localidade e o bem-estar de seus habitantes. Valorizar o comércio local é uma forma de manter viva a essência de cada destino turístico, enquanto garantimos uma experiência enriquecedora para os visitantes e respeito aos nativos”, pontuou.
O planejamento detalhado da Operação Verão continuará nas próximas semanas, à medida que as pastas envolvidas ajustam estratégias e definem metas específicas para garantir um verão seguro e tranquilo. A colaboração entre as diferentes secretarias do governo municipal representa a importância da colaboração interdepartamental.
Ainda estiveram presentes, as secretárias do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; e dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha; além de vereadores enquanto representante do poder Legislativo.
Foto: Arquivo