As diversas pastas da gestão, que atuam na Operação Chuva de Camaçari, seguem atentas e atuantes, acompanhando de perto as ocorrências por toda sede e costa do município. Como é o caso da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), que na manhã deste sábado (23/4), já percorreu diferentes pontos da cidade.
De acordo com informações do órgão, desde sexta-feira (22/4), a chuva diminuiu consideravelmente em Camaçari, chegando a cair apenas 22 milímetros (mm) nas últimas horas. “O que é um alívio para todos nós que estamos na linha de frente, trabalhando e, sobretudo, para a população dos bairros afetados”, pontuou Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil.
O gestor do órgão disse também que a trégua dada pela chuva facilita ainda mais os atendimentos às pessoas, “sem falar que agiliza os trabalhos das equipes nas ruas”. Até o momento, foram contabilizadas pela Defesa Civil, algo em torno de 174 ocorrências em todo município, a exemplo de: alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra, vistorias nos imóveis, solicitação de desobstrução de rede pluvial, dentre outros.
Com equipes nas ruas o tempo todo, durante esta sexta-feira (23/4), a Defesa Civil de Camaçari esteve em locais como, o distrito de Parafuso, o bairro Nova Vitória e na Avenida Eixo Urbano Central, próximo à linha do trem. Ainda hoje, os trabalhos seguem para a costa do município e chegarão até a região onde está localizado o Emissário Submarino, em Arembepe, e nas comunidades de Areias e Malícia, em Vila de Abrantes.
Para tranquilizar ainda mais a população, a Defesa Civil informa que a água dos rios Joanes e Capivara baixaram de forma considerável e que já foram restabelecidos o fornecimento de água e energia elétrica nos pontos afetados. “O trabalho não para. A equipe da Operação Chuva é incansável. Continuaremos nas ruas, dia e noite, para atender a população de Camaçari”, reforçou.
Em situações de emergência, a população deve acionar o órgão através do número 199. Ou ainda, por meio dos celulares corporativos (71) 99981-3641 ou 99922-3433 e dos telefones fixos 3622-7755 e 3622-7799. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.
Foto: Tiago Pacheco