Na Bahia, o aumento nas vendas foi maior que o nacional. Veja quais foram os modelos mais vendidos
Na Bahia, o mercado de automóveis e comerciais leves zero-quilômetro cresceu 9,21% ano passado. É um percentual inferior ao da média nacional, que ficou em 11,33%. No entanto, quando o assunto são as motocicletas o estado teve resultados superiores. Enquanto o crescimento médio no país foi de 16,10% em relação a 2022, as concessionárias baianas emplacaram 20,17% a mais.
“As motocicletas têm ampliado sua importância no sistema de mobilidade dos brasileiros. É uma forma econômica de transporte individual e perfeita para entregas de pequenos objetos em cidades de todos os portes”, analisa Andreta Jr., presidente da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos novos.
De acordo com a Fenabrave, do total de 1.581.527 motos emplacadas no Brasil nos últimos 12 meses, 106.232 unidades foram licenciadas na Bahia. Desse volume, 14.733 unidades foram negociadas em Salvador, o que elevou a frota da Capital para 176.086 motocicletas em circulação, conforme dados do Detran estadual. Em toda a Bahia, a frota de motocicletas soma 1.613.617 veículos.
“Em Salvador, o mercado também cresceu ligeiramente mais que o mercado nacional, fechando o ano com 17% de aumento”, explica João Normanha, diretor do Grupo Tecar, que começou a operar com a Yamaha na capital baiana ano passado com a concessionária Motovesa. O executivo comemora os resultados da operação “A Yamaha teve crescimentos acima da média nacional. Nós, da Motovesa, estamos contentes e impressionados com o vigor do mercado em Salvador e já temos planos para a abertura de mais uma loja”.
Fonte: Correio*