Com o objetivo de normatizar as solicitações de exames, procedimentos e encaminhamentos à atenção especializada, na rede de saúde do município de Camaçari, melhor gerir a aplicação dos recursos públicos, respeitando as determinações ético-legais profissionais, face ao modelo de atenção vigente, a Secretaria de Saúde publicou no Diário Oficial Nº 734 de 09 a 15 de julho de 2017, a portaria 039/2017.
“Com essa portaria vamos garantir o acesso universal e equidade às ações e aos serviços de saúde. A partir de agora os médicos terão que seguir um protocolo para solicitar exames e procedimentos. Dessa forma, os exames e consultas especializadas serão destinados realmente a quem precisa. Garantindo que os recursos investidos em exames e consultas sejam utilizados de forma responsável”, afirma Duplat subsecretario de Saúde de Camaçari.
A partir de agora, a solicitação de exames e consultas será ordenada pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente.
“Antigamente bastava o médico carimbar uma guia, assinar e colocar o nome do exame solicitado. Existiam guias que tinham apenas o carimbo do médico e assinatura. Aí alguém colocava o nome do paciente e o exame que queria. Hoje para solicitar um exame o médico fará escuta qualificada, terá que preencher a guia informando os sintomas que levaram a solicitar o mesmo, a guia deve ser preenchida com a mesma caligrafia, informar o grau de urgência daquele exame e outras normas. Tudo para garantir que o recurso investido em exames e procedimentos beneficie realmente s os que mais precisam”, explica o secretário de Saúde, Elias Natan.