Mais Pesca Itinerante em Monte Gordo nesta quarta (29/9)

0
Compartilhe:


Até as 14h desta quarta-feira (29/9), a equipe da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) leva o programa Mais Pesca em sua versão itinerante aos ribeirinhos de Várzea da Meira, em Monte Gordo. Com a ação, a secretaria regulariza profissionais ainda não integrados ao programa, que beneficia atualmente cerca de 200 pescadores e marisqueiras do município com o valor mensal de R$ 440.

A ação ocorre em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). Por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Sedes leva informações e esclarecimentos ao público-alvo acerca dos programas sociais oferecidos.

O coordenador do Mais Pesca, Edimar Aragão, destaca a assertividade do projeto. “O programa tem sido bem recebido aonde tem passado, já que a comunidade entende que a ideia é facilitar o acesso do público-alvo ao benefício”, explicou. A adesão tem sido grande, tendo já sido contemplada a comunidade de marisqueiras e pescadores de Cachoeirinha, em Barra do Pojuca.

Fátima Costa, assistente social do Cras, explicou que a participação no projeto é uma estratégia da Sedes para ampliar a efetivação de políticas públicas, em particular as de competência do órgão, mas não somente isso. “Estamos juntando o útil ao agradável. Aproveitamos para dar orientações para essa comunidade que, muitas vezes, não tem conhecimento sobre seus direitos e sobre aquilo que o Cras oferece”, esclareceu. Segundo a profissional, a ação conjunta entre Sedap e Sedes tem permitido a aceleração de tramitação de processos relativos à assistência social, ou mesmo no encaminhamento de demandas para agentes da rede formada pelos demais órgãos da prefeitura.

Raimundo da Cruz, presidente da Associação de Pescadores de Guarajuba, comemorou o trabalho da gestão. “A ideia do Mais Pesca Itinerante é ótima! Parabenizo a Sedap por essa iniciativa de vir ao encontro das marisqueiras e pescadores da região. O programa está abraçando a todos que realmente necessitam dele”, reconheceu.

A pescadora Tatiana de Santana, que desde pequena pega caranguejo, guaiamu e mariscos, ressalva a utilidade do projeto da Sedap. “Muitas vezes a gente não tem condição de se deslocar por causa do transporte, então eu gostei muito de ser atendida aqui”, declarou. Alexsandro Alves, outro pescador ribeirinho, complementou: “achei bom porque a gente precisa é disso aí”, referindo-se ao Mais Pesca, programa que prevê ainda ações de valorização, modernização e beneficiamento da atividade pesqueira artesanal.

A primeira localidade a ser contemplada com o Mais Pesca Itinerante foi Cachoeirinha, em Barra do Pojuca. As próximas comunidades previstas são a Prainha, em Parafuso, e Lagoa Seca, em Barra do Pojuca. Para o cadastramento, o interessado deve apresentar originais e cópias do RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), declaração do INSS para comprovação de que não recebe outro benefício, declaração emitida por associação de pescadores local ou a carteira de pescador que ateste a atividade pesqueira artesanal, além de dados da conta bancária, comprovante de residência dos últimos três anos (um de cada ano), documentos de identificação dos dependentes e atestados de escolaridade dos filhos, caso se aplique.

Além do atendimento itinerante, a Sedap permanece disponível na sede do órgão, situada na sala 11 da Casa do Trabalho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h. Para outras informações, a pasta atende pelo telefone (71) 3622-7343.

Foto: Tiago Pacheco

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui