Neste domingo (24/1) o início da tarde em Camaçari começou com uma boa notícia, a que o município vai receber mais 1.660 doses da vacina contra o novo coronavírus. Dessa vez, se trata do imunizante desenvolvido pela Universidade Oxford em parceria com a Biofarmacêutica Astrazeneca, que chegou na manhã de hoje na Bahia. Para todo o Estado foi designado 119,5 mil doses, parte das 2 milhões doses oriundas da Índia, produzidas no Instituto Serum, localizado no país asiático, e que chegaram ao Brasil na última sexta-feira (22/1).
Diferente da Coronavac, que a segunda dose deve ser aplicada em até quatro semanas após a primeira imunização, a AstraZeneca/Oxford permite que a segunda aplicação seja feita entre 90 a 120 dias após a primeira, e por essa razão, o Estado optou por usar todas as vacinas, e não deixar retido 50% das doses para uma segunda aplicação, e Camaçari seguirá a mesma linha.
A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari esclarece que para não ocorrer a mistura de vacinas, já que o município está utilizando duas espécies, o tipo de vacina recebida pelo paciente é registrado no cartão de vacina e no sistema de informação SI-PNI. “Essa é uma forma de garantir que não haja erros”, pontuou o gestor da pasta da Saúde, Elias Natan, que atualizou sobre o quadro de vacinação no município. “Até ontem, foram imunizadas 955 pessoas. Com a aquisição desse novo lote, vamos poder ampliar o número de pessoas contempladas dentro desse grupo prioritário que integra o público-alvo da primeira fase do Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19”, concluiu.
O prefeito Elinaldo Araújo, comemora mais essa boa nova. “Notícias como essas nos motivam a continuar lutando contra essa doença e nos dá esperança. O mais importante é nesse momento não abrirmos a guarda, continuarmos com as medidas preventivas, usando a máscara, mantendo o distanciamento, saindo só quando for necessário e higienizando as mãos com água e sabão ou com álcool a 70%”, disse ao complementar, “e é assim, juntos, que vamos vencer a guerra contra esse vírus”, finalizou.
As vacinas que chegaram hoje se somam às 2040 doses, recebidas no dia 19 de janeiro, totalizando 3.700 doses de imunizantes. A Sesau seguirá com o mesmo esquema vacinal em andamento, mantendo a linha de grupos prioritários dentro do público-alvo da primeira fase, que são os profissionais que estão na linha de frente de enfrentamento ao novo coronavírus, que realizam atendimento direto aos pacientes confirmados ou com suspeita da Covid-19; além dos idosos a partir de 60 anos asilados; bem como idosos acima de 75 anos e quilombolas.
O subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, lembrou o auxílio importante da Polícia Militar. “Nós agradecemos muito ao comandante do 12º Batalhão, o tenente-coronel Gabriel Neto, que nos garantiu apoio tanto na busca da vacina no GRAER quanto no local em as vacinas ficam armazenadas aqui em Camaçari”, disse
Chegada da nova remessa
As vacinas de Camaçari foram retiradas no Graer, com sede no aeroporto internacional de Salvador, onde foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário de vacinas, que conta com refrigeradores e, também, com os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). É neste local que é feita a contagem e a separação para viabilizar o envio de doses para todo o território estadual.
A chegada do novo lote acontece após a liberação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável pela análise e etiquetamento das duas milhões de doses importadas do Instituto Serum da Índia, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca. Já o envio para os estados brasileiros foi feito pelo Ministério da Saúde.